16/10/2023
Em meio a centenas de filmes contemporâneos, a Mostra também é a oportunidade para ver obras restauradas, títulos raros e clássicos com qualidade de imagem e som novos.
Fazem parte da programação da 47ª Mostra as novas cópias de "Amor Louco" (1969), filme mítico e quase perdido de Jacques Rivette, "O Sangue" (1989), primeiro longa-metragem do realizador português Pedro Costa, "Vale Abraão" (1993), um dos clássicos do mestre Manoel de Oliveira, e o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1995, "Underground: Mentiras de Guerra", de Emir Kusturica, cineasta que integra o Júri da Mostra deste ano e também será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff.
Além disso, "O Retorno à Razão" (2023), uma coletânea com os filmes do artista de vanguarda norte-americano Man Ray será apresentada em nova versão, com uma trilha sonora composta pela banda Sqürl, do cineasta Jim Jarmusch e do músico Carter Logan.
Também serão exibidas as novas cópias de importantíssimos títulos do cinema brasileiro pós-retomada: "Corisco e Dadá", de Rosemberg Cariry (1996), e "Carandiru" (2003), de Hector Babenco, que completa 20 anos de lançamento.
Acompanhando a exibição de cada um desses títulos estarão alguns dos filmes da Coleção de Nitratos da Cinemateca Brasileira, o acervo mais antigo e frágil da instituição, composto por filmes em nitrato de celulose que remontam às primeiras décadas do século 20.
Amor Louco (L`Amour Fou), de Jacques Rivette (França, 1969)
Carandiru (Carandiru), de Hector Babenco (Brasil, 2003)
Corisco e Dadá (Corisco e Dadá), de Rosemberg Cariry (Brasil, 1996)
O Sangue (Blood), de Pedro Costa (Portugal, 1989)
Retorno à Razão (Return to Reason), de Man Ray (França, 2023)
Vale Abraão (Abraham`s Valley), de Manoel de Oliveira (Portugal, França, Suíça, 1993)
Underground - Mentiras de Guerra (Underground), de Emir Kusturica (Iugoslávia, França, Alemanha, Bulgária, República Tcheca, Hungria, Reino Unido, EUA, 1995)