O Retorno à Razão

Apresentação Especial

O Retorno à Razão

Retour a La Raison

França 2023 Ficção p&b 70 min.

Comemorando o centenário da primeira obra cinematográfica de Man Ray, realizada em 1923, “O Retorno à Razão” é uma restauração dos clássicos filmes mudos surrealistas e oníricos de um dos mais prolíficos artistas norte-americanos. Com uma nova trilha sonora composta e interpretada pela banda Sqürl, do cineasta Jim Jarmusch e do músico Carter Logan, fazem parte do filme os curtas-metragens “O Retorno à Razão” (1923), “Emak-Bakia” (1926), “A Estrela-do-Mar” (1928) e “Os Mistérios do Castelo de Dados” (1929).

O processo de restauração foi liderado pela Womanray e pela Cinenovo, por meio dos negativos originais de diferentes partes do mundo, em parceria com La Cinémathèque Française, o Centro Pompidou, a Biblioteca do Congresso, a CNC e a Cineteca di Bologna.

Acompanhando a exibição de "O Retorno à Razão", será apresentado um curta da Coleção de Nitratos da Cinemateca Brasileira, o acervo mais antigo e frágil da instituição, composto por filmes em nitrato de celulose que remontam às primeiras décadas do século 20.

cinema fotografía filmes restaurados França

direção

Man Ray

música

Jim Jarmusch, Carter Logan (Sqürl)

produtor

Julie Viez, Marieke Tricoire

produzido por

Cinenovo, Womanray

world sales

Film Constellation

contato

[email protected]