Vale Abraão

Apresentação Especial

Vale Abraão

Abraham’s Valley

Portugal, França, Suíça 1993 Ficção cor 203 min.

Ema é uma jovem romântica, uma mulher de beleza ameaçadora, que está presa a um casamento sem amor com Carlos, amigo de seu pai. O gosto pelo luxo, as ilusões da vida, o espírito provocador e o desejo que inspira nos homens a fizeram ganhar o apelido de “a pequena Bovary”. Em constante busca pela paixão, ela arranja três amantes; mas os seus amores sucessivos não trazem mais do que um sentimento de grande desilusão.

Vencedor do Prêmio da Crítica da 17ª Mostra, em 1993.

“Vale Abraão” foi digitalizado e restaurado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. A colorização foi realizada pela Cinemateca Portuguesa e a imagem restaurada por IrmaLucia Efeitos Especiais em 2016. Colorização revisada em 2023. Som restaurado por Billy Boom em 2023.

Acompanhando a exibição de “Vale Abraão", será apresentado um curta da Coleção de Nitratos da Cinemateca Brasileira, o acervo mais antigo e frágil da instituição, composto por filmes em nitrato de celulose que remontam às primeiras décadas do século 20.

Portugal França Suíça filmes restaurados festivais internacionais filmes premiados relacionamento amoroso

direção

Manoel de Oliveira

roteiro

Manoel de Oliveira

fotografia

Mário Barroso

montagem

Manoel de Oliveira, Valérie Loiseleux

som

Henri Maikoff

desenho de som

Christophe Winding

design de produção

Maria José Branco, Isabel Branco

elenco

Leonor Silveira, Luis Miguel Cintra, Cécile Sanz de Alba, Rui de Carvalho, Glória de Matos, Luís Lima Barreto, João Perry

produtor

Paulo Branco

produzido por

Madragoa Filmes, Gemini Films, Light Night

world sales

Luxbox

contato

[email protected]

Classificação indicativa

14