Arquivo

Imagem de Poster - Mostra de Cinema

49ª Mostra (2025)

Sobre a mostra

A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ocorreu entre os dias 16 e 30 de outubro. Durante duas semanas, a 49ª edição do evento exibiu 374 títulos de 80 países. A seleção apresentou um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas, e homenagear cineastas e produções fundamentais da cinematografia mundial.

A arte do pôster desta edição foi assinada pelo escritor português Valter Hugo Mãe, autor de títulos célebres da literatura contemporânea como “A Máquina de Fazer Espanhóis”, “O Filho de Mil Homens”, “A Desumanização” e “Homens Imprudentemente Poéticos”. O autor foi celebrado na programação da 49ª Mostra com a exibição de filmes sobre sua obra e a participação em uma masterclass.

A 49ª Mostra também contou com a 2ª Mostrinha, o Foco Reino Unido, o V Encontro de Ideias Audiovisuais, além de homenagens para personalidades do cinema e das artes como Euzhan Palcy, Mauricio de Sousa, Charlie Kaufman e os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne.

A Mostra recebeu o cineasta iraniano Jafar Panahi em São Paulo, especialmente para apresentar ao público do evento o seu novo filme, o longa “Foi Apenas um Acidente”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. O diretor esteve presente nas exibições do longa-metragem, e participou de uma conversa com a diretora do festival, Renata de Almeida. Na sessão, o cineasta foi homenageado com o Prêmio Humanidade.

Relembre como foi a 49ª edição da Mostra.