Jornal da Mostra

17/10/2023

47ª Mostra exibe filmes premiados em festivais ao redor do mundo; veja a lista

Em frente a uma casa, um homem e uma mulher dançam. Ele usa camisa e calça marrons, e ela veste um casaco vermelho e comprido.
Em frente a uma casa, um homem e uma mulher dançam. Ele usa camisa e calça marrons, e ela veste um casaco vermelho e comprido.

Entre os 363 filmes exibidos pela 47ª Mostra, mais de 70 obras foram premiadas em renomados festivais de cinema ao redor do mundo.

De Cannes, vem “Anatomia de uma Queda”, vencedor da Palma de Ouro, e filmes como “Folhas de Outono”, vencedor do Prêmio do Júri, e “Zona de Interesse”, ganhador do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica.

O filme “No Adamant”, Urso de Ouro no Festival de Berlim, também está na programação, assim como “Afire”, vencedor do Grande Prêmio do Júri no mesmo festival.

Do Festival de Veneza, vem “O Mal Não Existe”, que recebeu o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio da Crítica, enquanto o Festival de Locarno é representado por filmes como “Zona Crítica”, premiado com o Leopardo de Ouro.

A seleção também traz filmes brasileiros já premiados em festivais: “(Crowrã) A Flor do Buriti” (Festival de Cannes), “Estranho Caminho” (Festival de Tribeca) e “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” (Festival de Mar del Plata).


Confira, abaixo, a lista completa de filmes premiados em festivais internacionais e exibidos na 47ª Mostra.

 

Festival de Cannes

Anatomia de uma Queda, de Justine Triet (Palma de Ouro)

(Crowrã) A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora (prêmio de melhor elenco da seção Um Certo Olhar)

Dentro do Casulo Amarelo, de Pham Thien An (prêmio Caméra d’Or de melhor primeiro longa-metragem)

Ervas Secas, de Nuri Bilge Ceylan (prêmio de melhor atriz, para Merve Dizdar)

Está Chovendo em Casa, de Paloma Sermon-Daï (Prêmio do Júri da Semana da Crítica) 

Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki (Prêmio do Júri)

Los Colonos, de Felipe Gálvez Haberle (Prêmio da Crítica da seção Um Certo Olhar)

Rapto, de Iris Kaltenbäck (Prêmio da Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos (SACD) na Semana da Crítica)

Tiger Stripes, de Amanda Nell Eu (Grande Prêmio da Semana da Crítica)

Um Príncipe, de Pierre Creton (prêmio SACD da Quinzena dos Realizadores) 

Zona de Interesse, de Jonathan Glazer (Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica)

 

Festival de Berlim

A Sobrevivência da Bondade, de Rolf de Heer (Prêmio da Crítica)

Afire, de Christian Petzold (Grande Prêmio do Júri)

E o Rei Disse, que Máquina Fantástica, de Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck (prêmio AG Kino Gilde - Cinema Vision 14plus na seção Generation 14plus)

Névoa Prateada, de Sacha Polak (Prêmio do Júri do Teddy Award, para a atriz Vicky Knight)

No Adamant, de Nicolas Philibert (Urso de Ouro)

O Amor do Mundo, de Jenna Hasse (Menção Especial do Júri Internacional da seção Generation Kplus)

Samsara - A Jornada da Alma, de Lois Patiño (Prêmio Especial do Júri da seção Encontros)

Sete Invernos em Teerã, de Steffi Niederzoll (prêmio de melhor filme da seção Perspektive Deutsches Kino)

 

Festival de Veneza

A Teoria Universal, de Timm Kröger (prêmio de melhor direção do Júri de Críticos Independentes)

Da Praça Central, de Pedro Harres (Grande Prêmio do Júri da seção Venice Immersive)

El Paraiso, de Enrico Maria Artale (prêmios de melhor roteiro e de melhor atriz, para Margarita Rosa de Francisco, na seção Horizontes)

Flow, de Adriaan Lokman (Prêmio Especial do Júri da seção Venice Immersive)

Fotofobia, de Pavol Pekarčík e Ivan Ostrochovský (prêmio Label Europa Cinemas, da Jornada dos Autores)

Fragmentos do Paraíso, de KD Davison (prêmio de melhor documentário sobre cinema na seção Venice Classics)

Malqueridas, de Tana Gilbert (prêmio de melhor filme da Semana Internacional da Crítica)

O Amor É uma Arma, de Lee Hong-chi (Prêmio Leão do Futuro “Luigi De Laurentiis” para melhor primeiro longa-metragem) 

O Mal Não Existe, de Ryusuke Hamaguchi (Grande Prêmio do Júri e Prêmio da Crítica)

Over the Rainbow, de Craig Quintero (prêmio Best Of da seção Venice Immersive)

Palimpsesto, de Hanna Västinsalo (Prêmio Especial da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood na seção Biennale College Cinema)

Paraíso em Chamas, de Mika Gustafson (prêmio de melhor direção da seção Horizontes)

The Man Who Couldn’t Leave, de Singing Chen (prêmio Best Experience da seção Venice Immersive)

Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário, de Ariane Louis-Seize (melhor filme na seção Jornada dos Autores)

 

Festival de Locarno

Animal, de Sofia Exarchou (prêmio de melhor atuação, para Dimitra Vlagopoulou)

Bons Sonhos, de Ena Sendijarević (prêmio de melhor atuação, para Renée Soutendijk)

Camping do Lago, de Eléonore Saintagnan (Prêmio Especial do Júri da seção Cineastas do Presente)

Excursão, de Una Gunjak (Menção Especial do Júri na seção Cineastas do Presente)

Não Espere Muito do Fim do Mundo, de Radu Jude (Prêmio Especial do Júri)

Sonhando e Dormindo, de Nelson Yeo (prêmio de melhor filme da seção Cineastas do Presente e melhor primeiro longa-metragem)

Stepne, de Maryna Vroda (prêmio de melhor direção e Prêmio da Crítica)

Yannick, de Quentin Dupieux (prêmio de melhor filme europeu)

Zona Crítica, de Ali Ahmadzadeh (Leopardo de Ouro)

 

Festival de Roterdã

O Espectro do Boko Haram, de Cyrielle Raingou (Tigre de melhor filme)

La Palisiada, de Philip Sotnychenko (Prêmio da Crítica) 

 

Festival de Karlovy Vary

Fremont, de Babak Jalali (prêmio de melhor direção) 

As Lições de Blaga, de Stephan Komandarev (Globo de Cristal de melhor filme, Prêmio do Júri Ecumênico e prêmio de melhor atriz, para Eli Skorcheva) 

 

Festival de San Sebastian

O Castelo, de Martin Benchimol (Prêmio Horizontes)

O Sonho da Sultana, de Isabel Herguera (Prêmio Irizar Basque)

Puan, de María Alché, Benjamín Naishtat (prêmios de melhor atuação principal, para Marcelo Subiotto, e de melhor roteiro) 

 

Festival de Toronto

Algas Marinhas, de Meredith Hama-Brown (Prêmio da Crítica)

 

Festival Visions du Réel

Knit’s Island, de Ekiem Barbier, Guilhem Causse e Quentin L’helgoualc’h (Prêmio do Júri da seção Burning Lights e do Prêmio da Crítica)

 

Festival de Tribeca

Estranho Caminho, de Guto Parente (prêmios de melhor filme, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor atuação, para Carlos Francisco) 

Tigres Fumegantes, de Shelly Yo (prêmios de melhor atriz, para Ji-Young Yoo, e de melhor roteiro da competição U.S. Narrative Feature)

Uma Noite com Adela, de Hugo Ruiz (prêmio para novos diretores)

 

Festival Mar del Plata

Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges (prêmios do público e de melhor longa-metragem)

 

Festival de Sundance

20 Dias em Mariupol, de Mstyslav Chernov (Prêmio do Público na seção World Cinema Documentary)

A Memória Infinita, de Maite Alberdi (Grande Prêmio do Júri da seção World Cinema Documentary Competition)

Animalia, de Sofia Alaoui (Prêmio Especial do Júri na competição World Cinema Dramatic)

Devagar, de Marija Kavtaradze (prêmio de melhor direção na seção World Cinema Dramatic)

E o Rei Disse, que Máquina Fantástica, de Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck (Prêmio Especial do Júri da seção World Cinema Documentary)

Irmandade da Sauna a Vapor, de Anna Hints (prêmio de melhor direção na competição World Cinema Documentary)

Quando Derreter, de Veerle Baetens (Prêmio Especial do Júri de melhor atuação, para Rosa Marchant, na seção World Cinema Dramatic)

Shayda, de Noora Niasari (Prêmio do Público na seção World Cinema Dramatic)

The Persian Version, de Maryam Keshavarz (prêmios do público e de melhor roteiro na seção U.S. Dramatic Competition)

 

Festival de Annecy

Da Praça Central, de Pedro Harres (prêmio Festival Connexion VR)

Frango para Linda!, de Sébastien Laudenbach e Chiara Malta (prêmio de melhor filme)

Robot Dreams, de Pablo Berger (prêmio de melhor filme da seção Contrechamp)

 

Festival de Lima

A Barbárie, de Andrew Sala (prêmio de melhor ator, para Marcelo Subiotto)

 

Festival de Documentários de Sheffield

20 Dias em Mariupol, de Mstyslav Chernov (Prêmio Tim Hetherington)