Do Lixo ao Tesouro: Transformando Negativos em Positivos

Apresentação Especial

Do Lixo ao Tesouro: Transformando Negativos em Positivos

From Trash to Treasure: Turning Negatives Into Positives

Lesoto, EUA, Brasil, Bulgária 2020 Documentário Cor 25 min.

O povo do Lesoto —um país nas montanhas, cercado pela África do Sul— enfrenta diversos desafios. No entanto, as comunidades de base do país também demonstram uma enorme capacidade e têm uma imensa criatividade. Muitos artistas usam seu talento para transformar negativos em positivos: designers que, do lixo, fazem belas joias, roupas e tapetes, cineastas que transformam tragédias em expressões artísticas de resiliência e compaixão, músicos que escrevem canções para salvar o meio ambiente. O filme retrata esses criadores inventivos que usam a arte como um meio de comunicar um desejo comum de mudança.

O filme "Unidas por Bissau (Nô Kumpu Guiné): Agroecologia e Feminismo na Guiné-Bissau" será exibido juntamente com as sessões do filme "Do Lixo ao Tesouro: Transformando Negativos em Positivos", dentro do programa "Culturas de Resistencia" que promovem o empoderamento das mulheres através da agroecologia, e da filosofia de transformar o negativo em positivo através da criatividade, reciclagem, arte, cultura.

Devido à crise humanitária em Gaza, serão exibidos, a pedido da diretora, os 3 curtas sobre Gaza: “Israeli Attack on the Mavi Marmara”, “Fishing Under Fire”, “Gaza Freedom March 2009”. São filmes sobre suas experiências na Palestina, que abrem um debate sobre a necessidade dos seres humanos de recuperar a humanidade e de trabalhar pela paz com justiça.

 

Lesoto EUA Brasil Bulgária documentário desigualdade social ativismo curta-metragem mulheres na direção

direção

Iara Lee

fotografia

Dimo Petkov

montagem

Dimo Petkov

som

Aleksey Antonov

produtor

Iara Lee

produzido por

Cultures Of Resistance Films

contato

[email protected]

Classificação indicativa

12