Arquivo

Imagem de Poster - Mostra de Cinema

47ª Mostra (2023)

Sobre a mostra

ARTE DA EDIÇÃO POR: MICHELANGELO ANTONIONI

De 19 de outubro a 1º de novembro, aconteceu a tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Durante duas semanas, a 47ª edição do evento exibiu 363 títulos de 96 países. A seleção fez um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas.

O cartaz desta edição foi assinado pelo diretor italiano Michelangelo Antonioni (1912-2007). O realizador foi celebrado pela Mostra com uma retrospectiva de vinte e três filmes, com a exposição “Michelangelo Antonioni. Pequenos Desenhos em Papel”, que apresentou pinturas do cineasta no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, e com uma leitura dramática do roteiro “Tecnicamente Doce”, escrito por Antonioni.

A 47ª Mostra teve entre seus homenageados quatro nomes: o diretor brasileiro Júlio Bressane e o cineasta sérvio Emir Kusturica, que receberam o Prêmio Leon Cakoff, enquanto o Prêmio Humanidade foi dado para o documentarista francês Sylvain George e para o norte-americano Errol Morris.