Jornal da Mostra

07/10/2023

Prêmio do Júri é disputado por 117 filmes da seção Competição Novos Diretores

Um jovem negro, de olhos fechados, pinta o rosto de azul, usando os dedos.
Um jovem negro, de olhos fechados, pinta o rosto de azul, usando os dedos.

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre 19 de outubro e 1º de novembro, dedica a Competição Novos Diretores às obras de cineastas que apresentam seu primeiro ou segundo longa-metragem. Os 117 títulos que compõem a seção em 2023 concorrem ao Troféu Bandeira Paulista. 

Os espectadores da 47ª edição selecionam seus preferidos, que, em seguida, serão submetidos ao Júri da Mostra, que este ano é formado pela atriz, produtora e diretora brasileira Bárbara Paz; o cineasta sérvio Emir Kusturica; a diretora e produtora italiana Enrica Fico Antonioni; o realizador irlandês Lenny Abrahamson; a holandesa Mariëtte Rissenbeek, diretora geral do Festival de Berlim, e o artista transdisciplinar, diretor e escritor da Guiné Bissau Welket Bungué.

A lista conta com filmes selecionados em festivais como os de Cannes, Berlim, Veneza, Locarno, Roterdã, Toronto, Sundance, San Sebastián, Karlovy Vary, Tribeca e Cinéma du Réel. O Brasil tem seis títulos selecionados, ao lado de obras de mais de 50 países: Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Benin, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Catar, Chile, China, Chipre, Coreia do Sul, Costa Rica, Espanha, EUA, Filipinas, França, Grécia, Holanda, Hong, Kong, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Kosovo, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Marrocos, Moldávia, Namíbia, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Romênia, Rússia, Singapura, Suíça, Taiwan, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Vietnã. 

Veja a lista completa dos filmes da seção Competição Novos Diretores.

20 Dias em Mariupol (20 Days In Mariupol), de Mstyslav Chernov (Ucrânia)

A Barbárie (The Barbarians), de Andrew Sala (Argentina, França)

A Batalha da Rua Maria Antônia (The Battle), de Vera Egito (Brasil)

A Gaiola Procura por um Pássaro (The Cage is Looking for a Bird), de Malika Musaeva (França, Rússia)

A Geração Ameaçada (The Endangered Generation), de Celeste Geer (Panamá, Austrália, EUA, Reino Unido, Indonésia, Nova Zelândia)

A Graça (Grace), de Ilya Povolotsky (Rússia)

A Mordida (Bitten), de Romain de Saint-Blanquat (França)

A Sensação de que o Tempo de Fazer Algo Passou (The Feeling that the Time for Doing Something Has Passed), de Joanna Arnow (EUA)

A Sibila (The Sybil), de Eduardo Brito (Portugal)

A Teoria Universal (The Universal Theory), de Timm Kröger (Alemanha, Áustria, Suíça)

Acima da Água (Afloat), de Aslihan Unaldi (Turquia)

After, de Anthony Lapia (França)

Agra, de Kanu Behl (Índia, França)

Algas Marinhas (Seagrass), de Meredith Hama-Brown (Canadá)

Almamula, de Juan Sebastian Torales (França, Argentina, Itália)

Animal, de Sofia Exarchou (Grécia, Áustria, Romênia, Bulgária, Chipre)

Animalia, de Sofia Alaoui (França, Marrocos, Catar)

Aquiles (Achilles), de Farhad Delaram (França, Alemanha, Irã, Azerbaijão) 

Armadilha (The Trap), de Nadejda Koseva (Bulgária, Alemanha)

Arturo aos 30 (About Thirty), de Martín Shanly (Argentina)

As Crianças Perdidas (The Lost Children), de Michèle Jacob (Bélgica)

As Garotas Estão Bem (The Girls Are Alright), de Itsaso Arana (Espanha)

As Outras (Outsider Girls), de Alexandra Hyland (Chile)

Asog, de Sean Devlin (Filipinas, Canadá)

Ausência (Absence), de Wu Lang (China)

Beijando o Chão por Onde Você Passou (Kissing the Ground You Walked On), de Hong Heng Fai (Taiwan)

Bons Sonhos (Sweet Dreams), de Ena Sendijarevic (Holanda, Ilha da Reunião, Suécia, Indonésia, França)

Camper, de Lukasz Suchoki (Polônia)

Camping do Lago (Camping du Lac), de Eléonore Saintagnan (Bélgica, França)

Cão de Caça (Bloodhound), de Yamina Zoutat (França, Suíça)

Conversas pela Noite (Talks Overnight), de Qiqi Su (Hong Kong)

Criatura (Creature), de Elena Martin (Espanha)

Croma Kid, de Pablo Chea (República Dominicana)

Da Cor e da Tinta (Of Color and Ink), de Weimin Zhang (EUA, Brasil, China)

Dentro do Casulo Amarelo (Inside the Yellow Cocoon ShellI), de Pham Thien An (Vietnã, Singapura, França, Espanha)

Devagar (Slow), de Marija Kavtaradze (Lituânia, Espanha, Suécia)

E o Rei Disse, que Máquina Fantástica (And the King Said, What a Fantastic Machine), de Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck (Suécia, Dinamarca)

Em Chamas (In Flames), de Zarrar Kahn (Canadá, Paquistão)

Éramos Mineradores (Once We Were Pitmen), de Christian Johannes Koch, Jonas Matauschek (Suíça, Alemanha)

Especialmente à Noite (Foremost By Night), de Víctor Iriarte (Espanha, Portugal, França)

Está Chovendo em Casa (It’s Raining in the House), de Paloma Sermon-Daï (Bélgica, França)

Excursão (Excursion), de Una Gunjak (Bósnia Herzegovina, Croácia, Sérvia, França, Noruega, Catar)

Exodus, de Abbe Hassan (Suécia)

Gamodi, de Felix Kalmenson (Geórgia, Canadá)

Ida Vitale, de María Arrillaga (Uruguai)

Independente de Nós (Regardless Of Us), de Yoo Heong-jun (Coreia do Sul)

Irmandade da Sauna a Vapor (Smoke Sauna Sisterhood), de Anna Hints (Estônia, França, Islândia)

Katika Bluu, de Stéphane Vuillet e Stéphane Xhrouet (Bélgica)

Knit`s Island, de Ekiem Barbier, Guilhem Causse e Quentin L`helgoualc`h (França)

Kretsul, de Alexandra Likhacheva (Rússia, Moldávia, Lituânia, Turquia)

La Palisiada, de Philip Sotnychenko (Ucrânia)

Légua (Legua), de Filipa Reis e João Miller Guerra (Portugal, França, Itália)

Leite (Milk), de Stefanie Kolk (Holanda)

Los Colonos (The Settlers), de Felipe Gálvez Haberle (Chile, Argentina)

Luz de Sonho (Firedream), de José Pablo Escamilla (México)

Malqueridas, de Tana Gilbert (Chile, Alemanha)

Máscara de Ferro (Iron Mask), Kim Sung Hwan (Coreia do Sul)

Mátria (Matria), Álvaro Gago Díaz (Espanha)

Mau Comportamento (Bad Behaviour), de Alice Englert (Nova Zelândia)

Monisme, de Riar Rizaldi (Indonésia, Catar)

Mulheres Brilhantes (Bright Women), de Sylvie Gautier (França)

Muyeres, de Marta Lallana (Espanha)

Na Ponta dos Dedos (Fingernails), de Christos Nikou (EUA)

Não Só o Pássaro É Bonito (Not Only The Bird Is Beautiful), de Alvaro Crespo (Costa Rica)

Neve em Pleno Verão (Snow in Midsummer), de Keat Aun Chong (Malásia, Taiwan, Singapura)

Ninguém Perguntou (Nobody Asked), de Masoud Tahmasbi (Irã)

Nôs Dança, de Rui Lopes da Silva (Cabo-Verde, Portugal)

Our Son (Our Son), de Bill Oliver (EUA)

O Amor do Mundo (Longing for the World), de Jenna Hasse (Suíça)

O Amor É Uma Arma (Love Is a Gun), de Lee Hong-Chi (Hong Kong, Taiwan)

O Aquário (The Fishbowl), de Glorimar Marrero Sánchez (Espanha, EUA)

O Espectro do Boko Haram, de Cyrielle Raingou (Camarões)

O Fogo (The Fire), de Luis Fontal  (Argentina)

O País Perdido (Lost Country), de Vladimir Perišic (Sérvia, França, Luxemburgo, Croácia)

O Projeto Klezmer (The Klezmer Project), de Leandro Koch, Paloma Schachmann (Áustria, Argentina)

O Silêncio das Sirenes (Silence of Sirens), de Gazmend Nela (Kosovo, Suíça, Macedônia do Norte, Albânia)

O Sonho da Sultana (Sultana’s Dream), de Isabel Herguera (Espanha, Alemanha, Índia)

Omi Nobu, de Carlos Yuri Ceuninck (Cabo Verde)

Oponente (Opponent), de Milad Alami (Suécia, Noruega)

Ospina Cali Colombia, de Jorge de Carvalho (Portugal)

Ousamos Sonhar (We Dare To Dream), de Waad al-Kateab (Reino Unido)

Ouvidor, de Matias Borgström (Brasil)

Paisagens Radicais (Radical Landscapes), de Elettra Fiumi (Suíça, Itália)

Paraíso em Chamas (Paradise is Burning), de Mika Gustafson (Dinamarca, Finlândia, Itália, Suécia)

Parvin, de Mirabbas Khosravinezhad (Irã)

Portal dos Sonhos (Dream’s Gate), de Negin Ahmadi (França, Irã, Noruega)

Prisão nos Andes (Prison in the Andes), de Felipe Carmona (Chile, Brasil)

Quando Derreter (When it Melts), de Veerle Baetens (Bélgica, Holanda)

Quase Totalmente um Pequeno Desastre (Almost Entirely a Slight Disaster), de Umut Subasi (Turquia)

Rapto (The Rapture), de Iris Kaltenbäck (França)

Reunião de Família (Family Time), de Tia Kouvo (Finlândia, Suécia)

Samuel e a luz (Samuel and the light), de Vinícius Girnys (Brasil, França)

Se Eu Pudesse Apenas Hibernar (If Only I Could Hibernate), de Zoljargal Purevdash (Mongólia, França, Suíça, Catar)

Sete Invernos em Teerã (Seven Winters in Tehran), de Steffi Niederzoll (Alemanha, França)

Seu Hobby (Her Hobby), de Ha Myung-mi (Coréia do Sul)

Shayda, de Noora Niasari (Austrália)

Sob a Árvore do Enforcamento (Under The Hanging Tree), de Perivi John Katjavivi (Namíbia)

Sonhando e Morrendo (Dreaming & Dying), de Nelson Yeo (Singapura, Indonésia)

Stepne, de Maryna Vroda (Ucrânia, Alemanha, Polônia, Eslováquia)

Sussurros de Fogo e Água (Whispers Of Fire & Water), de Lubdhak Chatterjee (Índia)

Telas (Screens), de Leandro Goddínho (Brasil) 

Tempo Esgotado (Time Out), de Eve Duchemin (Bélgica, França)

Terra Morta (Dead Land), de Lance Larson (EUA) 

The Starling Girl, de Laurel Parmet (EUA)

The Sweet East, de Sean Prince Williams (EUA)

Tiger Stripes, de Amanda Nell Eu (Malásia, Taiwan, França, Alemanha, Holanda, Indonésia)

Tigres Fumegantes (Smoking Tigers), de Shelly Yo (EUA)

Todos os Incêndios (All the Fires), de Mauricio Calderón Rico (México)

Transition, de Jordan Bryon e Monica Villamizar (EUA)

Um Dia de Merda (A Shit Day), de Kevin T. Landry (Canadá)

Uma Canção Melancólica (A Song Sung Blue), de Zihan Geng (China)

Uma Noite com Adela (One Night with Adela), de Hugo Ruíz (Espanha)

Uma Vida de Ouro (A Golden Life), de Boubacar Sangare (Burkina Faso, Benin, França)

Uma Vila Sem Filhos (A Childless Village), de Reza Jameli (Irã)

Vadio (Drifter), de Simão Cayatte (Portugal, Polônia, França) 

Vale do Exílio (Valley of Exile), de Anna Fahr (Canadá, Líbano) 

Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário (Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person), de Ariane Louis-Seize (Canadá)