25/10/2023
Em 27 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. A comemoração, aprovada pela Conferência Geral da UNESCO, chama a atenção para a necessidade da conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro e a importância desse patrimônio para o reconhecimento da identidade de todos os povos.
E nesta sexta, dia 27, a 47ª Mostra, em parceria com a Cinemateca Brasileira, exibe o “Programa Lévi-Strauss”, um grupo de filmes dirigidos pelos antropólogos Claude e Dina Lévi-Strauss, durante o período em que viveram no Brasil na década de 1930. Fazem parte do programa os filmes “Trabalhos do Gado no Curral de uma Fazenda do Sul do Mato Grosso” (1935), “A Vida de uma Aldeia Bororo” (1935), “Rio Vermelho/Cerimônias Funerais entre os Índios Bororo II” (1935), “Aldeia de Nalike” (dezembro de 1935/janeiro de 1936) e “Festa do Divino Espírito Santo” (1936). A sessão do programa acontece na Sala Grande Otelo, na Cinemateca, às 15h.
Há mais de 70 anos, a Cinemateca Brasileira se dedica à preservação da memória audiovisual do Brasil. Seu acervo percorre mais de um século de história, com registros únicos, a exemplo de sua coleção de filmes em nitrato de celulose que remonta às primeiras décadas do século 20.
Em 2023, a Cinemateca Brasileira recupera a Coleção de Nitratos, o acervo mais antigo e frágil da instituição, ação que integra o projeto de catalogação, digitalização e conservação desses filmes – um trabalho singular para a preservação e difusão da memória e da identidade coletiva do Brasil. Os filmes da Coleção de Nitratos acompanham as exibições dos filmes resturados da programação da Mostra.