21/10/2023
Além da exibição de filmes, a Mostra amplia o debate e a discussão sobre o universo do cinema para além das telas. Como parte da programação do III Encontro de Ideias Audiovisuais, a Mostra promove o lançamento de cinco livros na Cinemateca Brasileira.
A programação de lançamentos na Cinemateca Brasileira tem início na quinta, dia 26 de outubro, às 15h, no Espaço Paradiso-Mostra, com o livro “Inácio Araujo: Olhos Livres para Ver”, com organização de Laura Loguercio Cánepa e Sérgio Alpendre. Este livro-homenagem reúne inúmeros trabalhos de Araujo, que é escritor de ficção, montador de filmes, roteirista, diretor e professor de um dos mais antigos cursos livres de cinema no Brasil. São roteiros, críticas diárias em jornais, postagens em blogs, livros e capítulos de livros, produzidos ao longo de cinco décadas.
Ainda na quinta (26), às 17h30, é a vez do lançamento de “A Arte da Crítica”, do crítico de cinema Luiz Zanin Oricchio. A partir de sua experiência de mais de 30 anos como crítico do jornal O Estado de S. Paulo e da cobertura de dezenas de festivais pelo mundo, o autor busca responder, com uma escrita ao mesmo tempo leve e elaborada, questões fundamentais sobre o exercício da atividade.
Na sexta (27), o estande da Livraria da Travessa, na Cinemateca, abriga o lançamento “Judoca”, de Thierry Frémaux. Diretor do Festival de Cannes e do InstitutoLumière, ele sintetiza, na obra, sua passagem do judô à sétima arte e a relação profunda entre ambos.
O estande da Livraria da Travessa estará na Cinemateca durante todos os dias do III Encontro de Ideias Audiovisuais e traz uma seleção de livros que dialogam com o cinema.
No sábado (28), às 15h30, Cesar Gananian e Chico França lançam sua graphic novel “O Filme Perdido”. Baseada em fatos, a obra de Cesar Gananian e Chico França reconstitui a história do francês Louis Le Prince, o inventor do cinematógrafo que desapareceu misteriosamente, em 16 de setembro de 1890, depois de embarcar em um trem entre as cidades de Dijon e Paris.
Vale lembrar que o CineSesc recebe, no dia 26 de outubro, uma noite de autógrafo com os autores, além de exposição e palestra sobre “O Filme Perdido”. Clique aqui para conferir a programação.
Para encerrar os lançamentos na Cinemateca Brasileira, no sábado (28), às 17h30, o autor indigenista Fernando Schiavini lança a 4ª edição, atualizada, de sua primeira obra literária, “De Longe Toda Terra É Azul”, lançada pela primeira vez em 2006. A obra reúne suas memórias e tornou-se uma referência para as pessoas que atuam ou são simpatizantes da questão indígena e do indigenismo. O livro deu origem ao filme homônimo, que está na programação da 47ª Mostra.
Lançamento de Livros na Cinemateca Brasileira | Espaço Paradiso-Mostra
26 de outubro, às 15h: “Inácio Araujo: Olhos Livres para Ver”, org. Laura Loguercio Cánepa e Sérgio Alpendre
26 de outubro, às 17h30: “A Arte da Crítica”, de Luiz Zanin Oricchio
27 de outubro (estande da Livraria da Travessa): “Judoca”, de Thierry Frémaux
28 de outubro, às 15h30: “O Filme Perdido”, de Cesar Gananian e Chico França
28 de outubro, às 17h30: “De Longe Toda Terra É Azul” (4ª edição), de Fernando Schiavini
Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino)