Jornal da Mostra

27/10/2023

Palestra sobre a graphic novel “O Filme Perdido” acontece neste sábado (28)

Ilustrações da graphic novel O Filme Perdido, que mostram um senhor oriental, de cabelos brancos e bigode, e um jovem, de cabelo verde, óculos e terno vermelho
Ilustrações da graphic novel O Filme Perdido, que mostram um senhor oriental, de cabelos brancos e bigode, e um jovem, de cabelo verde, óculos e terno vermelho

Neste sábado, dia 28, o CineSesc vai abrigar uma palestra apresentando o longo processo criativo de produção da graphic novel "O Filme Perdido". A palestra, com diretor e roteirista Cesar Gananian e com o artista Chico França, ocorre às 11h e é necessário se inscrever para participar.

Baseada em uma história real, a graphic novel reconstitui a história do francês Louis Le Prince, o inventor do cinematógrafo que desapareceu misteriosamente, em 16 de setembro de 1890, depois de embarcar em um trem entre as cidades de Dijon e Paris. 

Foi a partir desse fato, que o diretor e roteirista Cesar Gananian, junto do artista Chico França, reconstruíram os passos de Le Prince —e a história do cinema no século 20. São 21 estilos diferentes feitos nas mais diversas técnicas como: carvão, nanquim, aquarela, colagem, guache e até massinha. Tudo isso para traduzir —do cinema aos quadrinhos— diferentes movimentos estéticos fundamentais como a história do cinema.

Além disso, a exposição “O Filme Perdido”, com desenhos originais da graphic novel está aberta para visitação no foyer do Cinesesc, na Rua Augusta desde o dia 18 de outubro. 

 

Palestra sobre a graphic novel "O Filme Perdido", de Cesar Gananian e Chico França

28/10, sábado, às 11h, no CineSesc.

CineSesc  (R. Augusta, 2075 - Cerqueira César)