Jornal da Mostra

05/10/2024

Foco Índia exibiu obras contemporâneas e retrospectiva do cineasta Satyajit Ray

Juri da 47ª Mostra
Juri da 47ª Mostra

A Índia foi a convidada de honra desta 48ª Mostra. O conjunto de longas-metragens, contemporâneos e clássicos, reunidos na seleção do Foco Índia e na retrospectiva em homenagem a Satyajit Ray, ofereceram uma visão abrangente da cinematografia do país, líder mundial na produção de filmes.

Além de assinar a arte do cartaz desta edição, Satyajit Ray (1921-1992), também ganhou uma retrospectiva que reuniu sete filmes da primeira e mais decisiva década da filmografia do realizador, em títulos que traçam uma delicada radiografia das transformações e tensões da sociedade indiana, e que incluiu os filmes da Trilogia de Apu.

A seleção de filmes indianos contemporâneos na Mostra revelou que as e os cineastas das novas gerações seguem de olhos e ouvidos abertos para captar as realidades de um país em que modernidade e tradição, exuberância e simplicidade caminham juntas. Títulos exibidos e premiados em festivais como os de Cannes, Berlim e Veneza e nos levaram até essa cultura que parece distante, mas que o cinema torna muito mais próxima.

Um dos destaques da Foco Índia foi a versão restaurada de "Kummatty" (1979). O clássico de Govindan Aravindan fez parte da 1ª Mostrinha, juntamente com "Boong".

Conheça, abaixo, a lista completa dos filmes que integraram o Foco Índia na 48ª Mostra.

 

Retrospectiva Satyajit Ray

A Canção da Estrada (Song of the Little Road), de Satyajit Ray (Índia)

A Esposa Solitária (The Lonely Wife), de Satyajit Ray (Índia)

A Grande Cidade (The Big City), de Satyajit Ray (Índia)

O Covarde (The Coward), de Satyajit Ray (Índia)

O Herói (The Hero), de Satyajit Ray (Índia)

O Invencível (The Unvanquished), de Satyajit Ray (Índia)

O Mundo de Apu (Apur Sansar), de Satyajit Ray (Índia)

 

Foco Índia | Perspectiva Internacional

Gulmohar (Gulmohar), de Rahul V. Chittella (Índia)

Noturnos (Nocturnes), de Anupama Srinivasan, Anirban Dutta (Índia, Estados Unidos)

O Catador de Sonhos (Scavenger of Dreams), de Suman Ghosh (Índia)

Roubado (Stolen), de Karan Tejpal (Índia)

 

Foco Índia | Competição Novos Diretores

A Fábula (The Fable), de Raam Reddy (Índia, Estados Unidos)

A Garota Adamante (The Adamant Girl), de Vinothraj PS (Índia)

Até que Eu Voe (Until I Fly), de Kanishka Sonthalia, Siddesh Shetty (Índia, França)

Celestina & Lawrence (Celestina & Lawrence), de Vikram Kumar (Índia)

Dilli Dark (Dilli Dark), de Dibakar Das Roy (Índia)

E, em Direção a Becos Felizes (And, Towards Happy Alleys), de Sreemoyee Singh (Índia)

Em Retiro (In Retreat), de Maisam Ali (Índia)

Marchando na Escuridão (Marching in the Dark), de Kinshuk Surjan (Índia, Bélgica, Holanda)

Na Barriga de um Tigre (In the Belly of a Tiger), de Siddhartha Jatla (Índia, Estados Unidos, China, Indonésia, Taiwan)

Naangal (Naangal), de Avinash Prakash (Índia)

Segunda Chance (Second Chance), de Subhadra Mahajan (Índia)

Sister Midnight (Sister Midnight), de Karan Kandhari (Índia, Reino Unido, Suécia)

O Trator (Tractor), de Ramesh Yanthra (Índia, França)

Tudo que Imaginamos Como Luz (All We Imagine as Light), de Payal Kapadia (Índia, França, Holanda, Luxemburgo)

Vivendo de Mentiras (Schirkoa: In Lies We Trust), de Ishan Shukla  (Índia, França, Alemanha)

 

Foco Índia | 1ª Mostrinha

Kummatty, de Govindan Aravindan (Índia)

Boong, de Lakshmipriya Devi (Índia)