Manderlay (2005)
Sobre o filme
Em Manderlay, Alabama, em 1933, uma comunidade isolada vive como se a escravidão não tivesse acabado nos EUA 70 anos antes. Patrões brancos dispõem da vida de seus trabalhadores negros da mesma maneira que há séculos. Quando Grace e seu pai, um poderoso gângster, passam diante dos portões da grande propriedade, recebem o pedido de socorro de uma mulher. Ela pede que ajudem a impedir o chicoteamento de um escravo, Timothy. Chocada com a situação, Grace a atende, com a ajuda dos capangas de seu pai. Manderlay é controlada com mão de ferro por Mam, a velha proprietária. No seu leito de morte, ela pede a Grace que queime o livro que contém a chamada “lei de Mam”, um registro de todas as normas autoritárias que determinam a vida da comunidade. Grace recusa. Com a morte da matriarca, a moça assume o comando, extinguindo a escravidão e instalando uma nova organização social.
A princípio, todos participam de um esforço conjunto na plantação. Desastres naturais e novos conflitos colocam em cheque o novo modelo. Segunda parte da trilogia sobre os EUA iniciada no filme Dogville.
Título original: Manderlay
Ano: 2005
Duração: 139 minutos
País: Dinamarca
Cor: color, 35mm
Direção: Lars Von Trier
Roteiro: Lars von Trier
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Elenco: Bryce Dallas Howard, Danny Glover, Willem Dafoe, Isaach De Bankolé, Lauren Bacall, Jean-Marc Barr, Jeremy Davies
Produtor: Vibeke Windeloev
Edições: 29