Jornal da Mostra

24/10/2025

Último dia do V Encontro de Ideias Audiovisuais acontece neste sábado (25) na Cinemateca; confira a programação

Juri da 47ª Mostra
Juri da 47ª Mostra

O Encontro de Ideias Audiovisuais, promovido pela Mostra, chega ao quinto ano consolidando um formato que parece honrar sua vocação: realizar encontros, debates e reflexões sobre temas que estimulam e inquietam o mercado audiovisual.

Estruturado em três pilares – Mercado, Fórum e Da Palavra à Imagem –, o Encontro promove até este sábado (25) mesas, debates, painéis, lançamentos de livros, mentorias e reuniões one-to-one. Os cerca de 75 eventos contam com a participação de mais de 120 convidados, entre agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, além de produtores e diretores do Brasil e do mundo, convidados da Mostra.

Acesse o catálogo com a programação completa do V Encontro de Ideias Audiovisuais.

Neste sábado (25), o último dia do evento reúne debates que cruzam literatura, cinema e novas formas de criação. As discussões abordam desde o processo de transformar livros em filmes até os caminhos do cinema expandido, o papel das políticas públicas no setor e o impacto das tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, na produção audiovisual contemporânea.

Após uma série de lançamentos de livros, mesas, fóruns, pitchings e trocas criativas, o evento encerra sua programação com uma masterclass gratuita com o escritor Valter Hugo Mãe que, junto com o cineasta Miguel Gonçalves Mendes, conversa sobre o documentário “De Lugar Nenhum”, destaque da programação da 49ª Mostra. A conversa também contará com a participação da cartunista Laerte e da apresentadora Roberta Martinelli.



Confira a programação do último dia do V Encontro de Ideias Audiovisuais

 

10h – Portugal Film Commission convida: Welcome coffee | ESPAÇO DE ENCONTROS

 

10h-13h30 – Da Palavra à Imagem: Pitching Editoras | SALA OSCARITO

Coordenado pela produtora Denise Gomes, o pitching promoverá a aproximação entre editoras de livros e produtoras. A ideia é que os agentes literários façam a defesa oral de títulos com potencial para adaptação cinematográfica e respondam a perguntas de uma banca. O objetivo do evento é gerar negócios e, além disso, propiciar um ambiente capaz de revelar as nuances dos processos que antecedem a concretização de um filme. O evento quebra a lógica dos pitchings, quase sempre fechados, e abre as portas para o público interessado.

Editoras presentes: Companhia das Letras, Todavia, 34, Fósforo, Diadorim, Padaria de Livros e Tinta da China

 

10h-12h -   Workshop +Mulheres - Mulheres e Negócios: dos aspectos gerais da coprodução internacional às especificidades do mercado asiático | PALCO DE ENCONTROS

Espaço de formação exclusivo para mulheres em toda a sua diversidade, voltado a impulsionar a internacionalização de projetos audiovisuais. O workshop abordará tópicos essenciais para acessar mercados externos — estratégias e oportunidades de coprodução, modelos de negócios, aspectos legais e cuidados indispensáveis para parcerias bem-sucedidas.

Com Yana Chang (Abrasia) e Juliana Funaro (Instituto +Mulheres)

 

11h – Masterclass de Animação: Um encontro com Félix Dufour-Laperrière | PALCO DE ENCONTROS
O diretor canadense apresentará sua trajetória na animação e abrirá espaço para perguntas da audiência. A sessão visa compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre a carreira no campo da animação.

Com Félix Dufour-Laperrière

 

11h-13h30 – Encontros one-to-one | FOYER GRANDE OTELO

 

12h15 – Globoplay apresenta “Enterre Seus Mortos”: Entre a página e a tela | SALA GRANDE OTELO

O encontro explora os caminhos de transformação da literatura em audiovisual, como os desafios de se traduzir universos narrativos para a tela, as escolhas estéticas da direção e a construção de atmosferas de suspense, terror e inquietação, além de destacar o quanto o diálogo de diferentes linguagens ampliam a potência da história junto ao público. 

Com Rodrigo Teixeira (RT Features), Marco Dutra (diretor) e Alex Medeiros (Globo). Mediação de Cesar Soto

 

13h30 – Sesc apresenta – Cinema expandido: Cinema para além da exibição | SALA GRANDE OTELO

A partir da ideia de cinema expandido, que compreende o cinema além da apreciação, o Sesc SP realiza exibições, mostras, festivais, encontros, cursos e oficinas nas suas 45 unidades e no Sesc Digital. A mesa refletirá sobre o quanto essas atividades, diversas nos temas e estilos, refletem o potencial das narrativas para se pensar a sociedade.

Com Viviane Pistache (pesquisadora e roteirista), Fernanda Fava (Sesc Digital/Sesc TV), Sabrina Tenguan (Sesc SP) e Moara Zahra Yak (Cinesesc)

 

14h – Da Palavra à Imagem: Conspiração apresenta: O encontro entre a literatura infantojuvenil e a linguagem do cinema | SALA OSCARITO

A literatura infantojuvenil brasileira tem produzido personagens, universos e histórias que atravessam gerações, conquistando leitores e espectadores nas telonas. Nesta mesa, vamos discutir os desafios e encantos do processo de adaptação de livros para o audiovisual, explorando como manter a essência das obras originais e, ao mesmo tempo, criar narrativas cinematográficas capazes de dialogar com o público contemporâneo. 

Com Ray Tavares, escritora e roteirista do filme "Quinze Dias"; Rodrigo Van Der Put, diretor de "O Diário de Pilar na Amazônia"; e Fernando Fraiha, diretor de "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa". Mediação de Juliana Capelini (Conspiração)

 

14h-17h30 – Encontros one-to-one | FOYER GRANDE OTELO

 

14h-15h30 - Aquarius: Artesanato e Meditação | PALCO DE ENCONTROS

Neste workshop de pintura em cerâmica, você vai se conectar com o momento presente, explorando cores, formas e traços de maneira consciente, despertando o prazer de criar com as próprias mãos. Cada pincelada é uma oportunidade para desacelerar, sentir, observar e dar vida a um vaso exclusivo, que reflete sua essência e sua presença.

Com Thais Ribeiro

 

14h45 – Netflix apresenta: “O Filho de Mil Homens”: Do livro à tela | SALA GRANDE OTELO

Nesta mesa, os participantes discutem a adaptação de um dos romances mais aclamados do escritor Valter Hugo Mãe, que tem sua estreia mundial na 49ª Mostra. No centro da conversa, o desafio de traduzir para a tela a profundidade de uma obra marcante, mostrando como a união entre cinema e literatura amplia os limites da narrativa.

Com Higia Ikeda (Netflix Brasil), Karen Castanho (Biônica Filmes), Juliana Funaro (Barry Company) e Daniel Rezende (diretor)

 

15h – Lançamento de livro | FOYER OSCARITO

Lançamento dos livros "Animação brasileira: 100 filmes essenciais", de Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva (Editora Letramento); e "A Crítica de Cinema no Brasil: Pensamentos do Século XXI", de Euller Felix Silva (Editora Letramento)

 

15h10 – Da Palavra à Imagem: Pitching de Livros Infantis | SALA OSCARITO

 

16h – Aquarius apresenta: Os caminhos da meditação | SALA GRANDE OTELO

Qual a importância de parar em um mundo cada vez mais veloz? O cineasta Edu Felistoque, a instrutora de yoga Tati Cassiano e o ator Luciano Szafir conversam sobre a prática da meditação e seus benefícios. Inspirado pelo filme “Ser Feliz por Nenhum Motivo”, o bate-papo mostra que os caminhos da meditação podem ser acessíveis para todo mundo - até mesmo para quem nunca meditou. Bate-papo seguido da exibição do filme “Ser Feliz por Nenhum Motivo”

Com Tati Cassiano, Luciano Szafir e Edu Felistoque. Participação especial: Fernanda Lima

 

16h – +Mulheres apresenta: Oportunidades de internacionalização no mercado asiático | SALA OSCARITO

De olho no crescimento do mercado asiático e de suas conexões com outros países emergentes, o +Mulheres apresenta a mesa Cruzando fronteira, que trará uma conversa sobre a potência desse audiovisual que, depois de muito crescer localmente, revela-se promissor também para o estabelecimento de negócios com o Brasil.

Com Karen Hayashi (Apex Brasil), Lyara Oliveira (SPcine), Young Kim (Coreia do Sul), Isabel Chung, Yana Chang e Débora Ivanov

 

17h15 – Embratur apresenta – Turismo de tela: Audiovisual promovendo destinos | SALA OSCARITO

O turismo de locação atrai visitantes que buscam os cenários e as histórias de novelas, filmes ou séries. Em todo o mundo, secretarias de turismo, agências de promoção e film commissions trabalham para aproximar os setores de turismo e audiovisual, criando roteiros temáticos e destacando os benefícios dessa conexão. Em Madri, por exemplo, existe um mapa dos filmes de Almodóvar que permite percorrer a cidade e descobrir os lugares que ele transformou em cenário.

Com Mariana Polidoro (Netflix), Caio Gullane (Gullane) e Ary Scapin (SPcine). Mediação de Chris Braga (Embratur)

 

17h40 – Lançamento de livro | SALA GRANDE OTELO

Lançamento do livro "O Cinema em A Paixão segundo GH", com organização de Ilana Feldman (Editora Ateliê Editorial) 

 

18h30 – FÓRUM MOSTRA - MESA 4: Presente e Futuro: os paradoxos da Inteligência Artificial tomam a tela | SALA OSCARITO

A Inteligência Artificial se estabeleceu como uma força disruptiva da sociedade, em geral, e da indústria audiovisual, em particular. Ao mesmo tempo que se apresenta como uma ferramenta de inovação, a inteligência generativa carrega ameaças e dilemas ainda não bem compreendidos. Espelhando este momento, a seleção da 49ª Mostra traz cinco longas-metragens que levam para a tela a IA, seja como forma de produção seja como tema. Em alguns deles, ela serve de mote para uma discussão sobre os paradoxos da criatividade artificial e da ideologia do Vale do Silício. A mesa se propõe a ir além do fascínio tecnológico e olhar para questões como autoria, criatividade, propriedade intelectual, relações de trabalho e impactos econômicos. Como, afinal, a arte se reinventará na era do chamado capitalismo cognitivo?

Com Laís Bodanzky, Raul Perez, Sérgio Amadeu e Tadeu Jungle. Mediação de Ana Paula Sousa

 

20h15 – Premiação WIP (Work in Progress) 

 

21h – Masterclass: Documentário de Lugar Nenhum | SALA PETROBRAS

“De Lugar Nenhum” é um retrato íntimo do escritor Valter Hugo Mãe. Descrito por Lídia Jorge como “o trabalho de Miguel Gonçalves Mendes mais próximo da perfeição”, “De Lugar Nenhum” é o resultado de sete anos de filmagens em que o realizador acompanha Valter Hugo Mãe na escrita do seu romance “A Desumanização”, entre viagens pela Islândia, Brasil, Portugal, Colômbia e Macau. Uma meditação visual sobre solidão, perda e pertença, com participações da famosa cartunista brasileira Laerte Coutinho e do compositor islandês Hilmar Örn Hilmarsson, mentor de bandas como Sigur Rós e Björk.

Com Valter Hugo Mãe, Miguel Gonçalves Mendes (cineasta), Laerte (cartunista) e Roberta Martinelli (TV Cultura)



Como participar

Todas as atividades do Encontro são gratuitas e abertas ao público credenciado. Com a credencial, é possível circular em todos os espaços e eventos na Cinemateca. As mesas estão sujeitas a lotação, e é preciso retirar senha uma hora antes para garantir o lugar. Não-credenciados poderão ser acomodados mediante espaço disponível.

Acompanhe as novidades pelo Instagram do evento, @encontrodeideiasav.

A praça de alimentação montada na Cinemateca especialmente para a 49ª Mostra funcionará nos dias do V Encontro de Ideias Audiovisuais das 11h às 22h.

 

V Encontro de Ideias Audiovisuais

22 a 25 de outubro, quarta a sábado

Quarta das 19h às 22h e quinta a sábado das 10h às 20h

Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino

Entrada gratuita (sujeita a lotação da sala)