23/10/2025

O Encontro de Ideias Audiovisuais, promovido pela Mostra, chega ao quinto ano consolidando um formato que parece honrar sua vocação: realizar encontros, debates e reflexões sobre temas que estimulam e inquietam o mercado audiovisual.
Estruturado em três pilares – Mercado, Fórum e Da Palavra à Imagem –, o Encontro promove até sábado (25) mesas, debates, painéis, lançamentos de livros, mentorias e reuniões one-to-one. Os cerca de 75 eventos contam com a participação de mais de 120 convidados, entre agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, além de produtores e diretores do Brasil e do mundo, convidados da Mostra.
Acesse o catálogo com a programação completa do V Encontro de Ideias Audiovisuais.
Nesta sexta (24), o dia será dedicado a uma série de reflexões que passam por temas como o fortalecimento do ecossistema do setor audiovisual, os dados sobre o desenvolvimento do mercado de Animação no Brasil, além de questões sobre a animação independente. Também estarão em pauta as políticas estratégicas no setor, distribuição e exibição, novos formatos audiovisuais em dispositivos móveis, coprodução com países asiáticos, e a descentralização, democratização e pulverização no Fundo Setorial. As discussões ainda destacam o protagonismo feminino na liderança criativa e de negócios.
Confira a programação do terceiro dia do Encontro de Ideias Audiovisuais
9h30 – Barry Company convida: Welcome coffee | FOYER GRANDE OTELO
10h30 – Mesa: Spcine e convidados apresentam: A importância de instituições e fundos para a circulação mundial e fortalecimento do ecossistema do audiovisual | SALA OSCARITO
O painel propõe uma reflexão sobre o papel estratégico das instituições e dos fundos de fomento na consolidação e internacionalização do audiovisual. Quatro profissionais com trajetórias diversas compartilham suas experiências sobre como políticas públicas, editais e programas de apoio são fundamentais para garantir a produção, a circulação global e a sustentabilidade do setor. A conversa destaca os desafios e conquistas na construção de um ecossistema audiovisual mais sólido, diverso e conectado ao cenário internacional.
Com Denitsa Yordanova (BFI), Tamara Tatishvili (Hubert Bals Fund), Lyara Oliveira (Spcine) e Fiona Pittaluga (Festival de José Ignacio, Uruguai). Mediação de Rachel do Valle
11h – Mapeamento Animação no Brasil: o que revelam os dados sobre o desenvolvimento do setor? | PALCO DE ENCONTROS
Neste encontro serão apresentados os resultados do estudo da cadeia produtiva da animação no Brasil. Por meio de um diagnóstico setorial e de dados, a pesquisa, que teve 536 respondentes, identificou perspectivas e gargalos; técnicas, serviços, processos e infraestrutura; e a participação da animação nos mercados nacional e internacional.
Apresentação: Alessandra Meleiro e Paulo Cidade. Convidados: Adriana Pinto (ABCA), Reynaldo Marchesini (ABRANIMA) e Cristianne Ly (Garotas do Motion)
11h-13h30 – Encontros one-to-one | FOYER GRANDE OTELO
11h45 – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresenta: O Estado de São Paulo e as Políticas Estratégicas para o Setor Audiovisual | SALA OSCARITO
O Secretário Executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marcelo Henrique de Assis, o Chefe de Gabinete da Pasta, Viccenzo Carone e a Fundadora e CEO da Formata Produções, Daniela Busoli debatem sobre o papel estratégico das políticas públicas para o setor audiovisual. A conversara abordará ainda as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Estado de São Paulo para o setor, e o papel dos entes federados no estabelecimento de uma política coordenada no âmbito do pacto federativo.
Com Marcelo Henrique de Assis, secretário-executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Viccenzo Carone, chefe de gabinete da pasta; e Daniela Busoli, fundadora e CEO da Formata Produções
13h – Andai apresenta: Distribuição e exibição: a criatividade num ambiente de escassez | SALA OSCARITO
Sob o mote “Distribuição em falta”, a mesa problematiza a escassez histórica e estrutural de investimentos na distribuição e exibição de filmes brasileiros. Além de se debruçar sobre casos exemplares de codistribuição e coinvestimento feitos por fundos privados, o painel reflete sobre as políticas públicas e caminhos alternativos para o setor.
Com Roberto Lima (Lira Filmes), Fabiana Trindade Machado (Ancine), Emiliano Zapatta e Adriana Rattes (Filmesdo Estação). Mediação de Felipe Lopes (Retrato Filmes)
13h – Fórum de Festivais | PALCO DE ENCONTROS
Visualidades e recepção do cinema brasileiro; as dimensões da experiência social, cultural e econômica do setor de mostras e festivais no Brasil. Um setor na fronteira do ecossistema audiovisual.
Com Lyara Oliveira (Presidente da SPcine), Patrícia Barcelos (Diretora da ANCINE), André Diniz (Secretário de Economia Criativa da Prefeitura de Niterói), Nicolas Piccato (Adido Audiovisual da França no Brasil), Carlos Zarattini (Deputado Federal). Mediação: Josiane Osório (Presidente do Fórum Nacional dos Festivais)
14h-17h30 – Encontros one-to-one | FOYER GRANDE OTELO
14h-15h +Mulheres e Abrasia: Oportunidades na vertical: aprendizados com a Ásia sobre microdramas | PALCO DE ENCONTROS
A agilidade narrativa é uma das principais características dos chamados microdramas ou minidramas, os duanju em chinês, formato pensado para consumo em dispositivos móveis que são fenômenos na China desde 2018. São vídeos verticais, de obras serializadas com múltiplas temporadas. Trata-se de uma tendência que se espalha no audiovisual global, cujo modelo de negócios já vem sendo explorado no Brasil por alguns players. Especialistas destacam especificidades, desafios e estratégias para inserir essa possibilidade à realidade brasileira.
Com Camila Guerreiro (Tele Tele)
14h15 – Conspiração apresenta: Cinebiografias: A arte de contar vidas na tela | SALA OSCARITO
Como transportar a essência de uma vida para a tela? Esta mesa propõe um mergulho na fascinante e complexa arte das cinebiografias. Do mito à realidade, da glória ao desafio, como a indústria audiovisual brasileira tem lidado com a tarefa de contar as histórias de figuras que moldaram nossa cultura e história. Com a participação de nomes que são referência no gênero, a mesa vai discutir os bastidores da criação, produção e direção de biografias: Clarisse Goulart, diretora executiva de desenvolvimento de projetos da Conspiração, Eduardo Albergaria, diretor de “Nosso Sonho”, Esmir Filho, diretor do sucesso "Homem com H"; e Dandara Ferreira, diretora de “Meu Nome é Gal". Mediação de Juliana Capelini, diretora-executiva da Conspiração.
Com Dandara Ferreira, Eduardo Albergaria, Clarisse Goulart e Esmir Filho. Mediação de Juliana Capelini (Conspiração)
15h-16h +Mulheres e Abrasia: Coproduzindo com países asiáticos: a experiência de produtoras brasileiras | PALCO DE ENCONTROS
A relação Brasil-Ásia está repleta de oportunidades de mercado para a indústria audiovisual brasileira. Atentas aos movimentos globais, executivas locais têm trabalhado ativamente para estabelecer conexões entre economias criativas pujantes, firmando acordos bilaterais com países da região, as chamadas coproduções internacionais. Nesse bate-papo, experientes lideranças femininas de diferentes produtoras do Brasil abordarão as estratégias e os desafios para realização de obras conjuntas, ao mesmo tempo em que se promove laços econômicos e culturais com o setor audiovisual de países asiáticos.
Com Mayra Auad e Andrea Manzoni (MyMama), Lygia Barbosa (Sueste Produções), Telma Fernandes (Floresta), Gabriela Tocchio (Gullane) e Yana Chang (South e Abrasia)
15h – Lançamento de livro | FOYER OSCARITO
Lançamento do livro "Rocky Um Lutador" e "Os Embalos de Sábado à Noite: O mal-estar da sociedade americana e sua representação no cinema", de Sérgio Alpendre (Editora Giostri)
15h30 – Petrobras e Vitrine Filmes apresentam - Conectando novos públicos: Curadoria e Formação | SALA OSCARITO
A Sessão Vitrine Petrobras completa 15 anos conectando o cinema autoral a múltiplas gerações. A 6ª edição do Vitrine Lab consolida esse espaço, desenvolvendo profissionais voltados a novas audiências. Discutiremos como essa trajetória vem transformando o lançamento comercial de filmes independentes em experiências culturais.
Com Talita Arruda, Paula Gastaud e Letícia Friedrich
16h45 – Fórum de Animação: Animação independente: Um sonho possível | SALA GRANDE OTELO
A animação independente Ibero-Americana vive um momento de enorme vitalidade. Neste painel, figuras cujas trajetórias marcam o pulso da animação contemporânea se reúnem para discutir como é possível fazer animação autoral e independente com liberdade, superando desafios e alcançando impacto internacional.
Com Cesar Cabral (Brasil), Paola Becco (Argentina), David Doutel (Portugal), Vasco Sá (Portugal), Rosana Urbes (Brasil) e Celia Catunda (Brasil)
16h-17h +Mulheres e Abrasia: Negociações Internacionais: superando barreiras culturais de modo estratégico - PALCO DE ENCONTROS
Na medida em que as relações no mundo globalizado se expandem, assim como novos atores emergem, complexidades se impõem aos diferentes agentes econômicos, como governos, empresas públicas e privadas, talentos, estudantes e outros. O mosaico heterogêneo de realidades culturais requer cuidados e estratégias para abertura de diálogos, construção de respeito e superação de conflitos que nascem das diferenças. Pensando nisso, nessa conversa, além de especificidades de países asiáticos, especialistas abordarão de maneira introdutória modelos, técnicas, abordagens e outros instrumentos que possam colaborar para que possamos aprimorar nossos processos de negociação e torná-los eficientes e bem sucedidos.
Com Suzana Bandeira (especialista em negócios Brasil-China), Young Kim (Asian Cinema Film Market) e Malila Ohki (Spcine)
16h40 – Café da Tarde Sony
17h – Lançamento de livro | FOYER OSCARITO
Lançamento do livro "Cinemarden vai ao Oscar", de Marden Machado (Editora Arte & Letra).
17h-18h – Bate Papo +Mulheres e Abrasia: Mulheres em ação: orientando a indústria local para negócios com países asiáticos | PALCO DE ENCONTROS
No audiovisual, esforços ao estabelecimento de parcerias bilaterais, ou de caráter supranacional, demandam lideranças comprometidas com o fortalecimento setorial local. Olhar para a indústria brasileira de forma tática, reconhecer sua potência transfronteiriça e pensar caminhos para prepará-la para a internacionalização têm sido tarefas de diferentes agentes, ocupados em estabelecer políticas públicas, redes de colaboração e estratégias de negócios. Entre eles, mulheres determinadas a expandir nossos horizontes para outros destinos, como o proeminente mercado asiático.
Com Yana Chang (Abrasia), Malila Ohki (Spcine), Karen Hayashi (Apex Brasil), Débora Ivanov (Instituto +Mulheres) e Tamiris Hilário (ONU Mulheres Brasil)
17h15 – Sony Pictures apresenta: O poder da direção de mulheres na sétima arte | SALA OSCARITO
Esta mesa de conversa precede a primeira exibição no Brasil do filme "A Incrível Eleanor" (Sony Pictures), dirigido por Scarlett Johansson, que faz sua estreia na direção, e busca oferecer ao público a perspectiva de atrizes que são também cineastas e como essa experiência tem impacto na representação feminina no cinema. A conversa reunirá duas ícones do cinema brasileiro – a multiartista Barbara Paz e a lendária Helena Ignez – para um diálogo intergeracional sobre a construção da imagem da mulher, a atuação feminina e o poder da direção de mulheres na sétima arte, mediada pela jornalista Flavia Guerra.
Com Helena Ignez e Barbara Paz. Mediação: Flavia Guerra
18h30 – FÓRUM MOSTRA - MESA 3: A lei manda descentralizar e democratizar. Mas será preciso pulverizar? | SALA OSCARITO
No último edital do Prodecine, linha de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), foram inscritos 1,3 mil projetos. Desse total, mil tinham como proponentes produtoras que estão estreando ou que fizeram um filme. Em 2023, o FSA realizou 425 contratações de projetos, mobilizando R$ 534 milhões – uma média de orçamento de R$ 1,2 milhão por projeto. Esses números mostram que a descentralização de recursos, prevista em lei e fundamental para a diversidade da produção, tem sido acompanhada de um outro fenômeno: a pulverização. Ao mesmo tempo, embora haja 12 mil produtoras registradas na Ancine, até o fim do primeiro semestre deste ano, cinco filmes responderam por 91% da renda do cinema brasileiro.
Com Karen Castanho (Biônica Filmes), Alfredo Manevy (UFSC) e Vânia Lima (Tem Dendê Produções). Mediação de Ana Paula Sousa
Como participar
Todas as atividades do Encontro são gratuitas e abertas ao público credenciado. Com a credencial, é possível circular em todos os espaços e eventos na Cinemateca. As mesas estão sujeitas a lotação, e é preciso retirar senha uma hora antes para garantir o lugar. Não-credenciados poderão ser acomodados mediante espaço disponível.
Acompanhe as novidades pelo Instagram do evento, @encontrodeideiasav.
A praça de alimentação montada na Cinemateca especialmente para a 49ª Mostra funcionará nos dias do V Encontro de Ideias Audiovisuais das 11h às 22h.
V Encontro de Ideias Audiovisuais
22 a 25 de outubro, quarta a sábado
Quarta das 19h às 22h e quinta a sábado das 10h às 20h
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Entrada gratuita (sujeita a lotação da sala)