22/10/2025

O Encontro de Ideias Audiovisuais, promovido pela Mostra, chega ao quinto ano consolidando um formato que parece honrar sua vocação: realizar encontros, debates e reflexões sobre temas que estimulam e inquietam o mercado audiovisual.
Estruturado em três pilares – Mercado, Fórum e Da Palavra à Imagem –, o Encontro promove até sábado (25) mesas, debates, painéis, lançamentos de livros, mentorias e reuniões one-to-one. Os cerca de 75 eventos contam com a participação de mais de 120 convidados, entre agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, além de produtores e diretores do Brasil e do mundo, convidados da Mostra.
Acesse o catálogo com a programação completa do V Encontro de Ideias Audiovisuais.
Nesta quinta (23), a programação destaca a inovação e sustentabilidade no setor, uma mesa sobre Inteligência Artificial na educação e no trabalho, e um painel que discute a presença da emergência climática no cinema brasileiro, além de reflexões sobre democracia e direitos culturais e um debate que aborda acessibilidade no audiovisual.
Há, ainda, lançamentos de livros, mesa sobre cinema infantojuvenil, um encontro de profissionais queer do audiovisual, e uma conversa sobre como a internacionalização e produção independente ampliam o diálogo global do cinema.
Confira a programação desta quinta (23), segundo dia do Encontro de Ideias Audiovisuais
10h-12h – Bate-Papo com Spcine e BIFF (Beijing International Film Festival)
11h-13h30 – Encontros one-to-one | FOYER GRANDE OTELO
11h – Coração da Selva apresenta: A inteligência artificial na educação e no trabalho | SALA OSCARITO
Neste encontro, Janaína Augustin e Geórgia Costa Araújo debatem, sob a mediação de Débora Ivanov, as tendências de aplicação da Inteligência Artificial na estruturação do conhecimento, seja de ordem pessoal ou profissional. Este painel é uma parceria do CineHub com o Instituto +Mulheres e busca conectar o cinema com o futuro.
Com Janaína Augustín, Geórgia Costa Araújo e Débora Ivanov
12h15 – ABRA e Projeto Paradiso apresentam: A emergência climática em filmes de ficção brasileiros | SALA OSCARITO
Pensada no contexto da COP30, a mesa Clima em Cena traz uma pesquisa inédita sobre a frequência e as características de narrativas climáticas e ambientais em filmes de ficção nacionais. Apresentado pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), esse retrato, feito a partir de 33 filmes, é um convite à reflexão.
Com Fabiana Leite, Gisele Mirabai e Vinícius Reis. Mediação de Rachel do Valle
13h – Fórum dos Festivais: Democracia e direitos culturais, os festivais como plataformas de cidadania global e soberania audiovisual | PALCO DE ENCONTROS
Fórum dos Festivais e 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo convidam para o encontro: democracia e direitos culturais, os festivais como plataformas de cidadania global e soberania audiovisual.
Com Renata de Almeida (Diretora da Mostra), André Furtado (Gerente de Criação e Plataformas no Itaú Cultural, coordena a Itaú Cultural Play), Marcus Marchi (Presidente do ICINE, Fórum de Cinema do Interior e Litoral do Estado de SP), Vania Silva (Coordenadora Geral da Associação Cultural Kinoforum), André Fischer (Diretor do Festival Mix Brasil, doutorando e pesquisador em IA no audiovisual). Mediação: Josiane Osório (Presidente do Fórum Nacional dos Festivais)
13h30 – DOC Canal Brasil apresenta: Os caminhos do documentário brasileiro contemporâneo | SALA OSCARITO
O Canal Brasil lança este ano um canal de streaming dedicado ao documentário brasileiro, o DOC Canal Brasil. O debate, mediado por Marina Person, tratará de formatos, linguagens e possibilidades de distribuição do documentário brasileiro e refletirá sobre a reinvenção do gênero e como o Canal Brasil tem contribuído para isso.
Com Marina Pompeu (Canal Brasil), Renato Terra e Natasha Neri. Mediação de Marina Person
14h-17h30 – Encontros one-to-one | FOYER GRANDE OTELO
14h45 – TV Quase e Biônica Filmes apresentam: A união de forças em "Choque de Cultura" e "Falha de Cobertura" | SALA OSCARITO
A TV Quase e a Biônica Filmes discutem caminhos e desafios de parcerias estratégicas com Choque de Cultura e Falha de Cobertura, série em quatro episódios. Esta conversa pretende mostrar como a união de forças entre uma produtora consolidada e um grupo independente, pode potencializar a realização de filmes e séries e suas audiências.
Com Fernando Fraiha, Raul Chequer, Leandro Ramos e Daniel Furlan. Mediação de Barbara Sturm
15h – Lançamento de livro | FOYER OSCARITO
Lançamento do livro "Brazilian Horror Cinema in the Twenty-First Century: Neo-Fascism, Disaffection, Resistance", de Cecilia Mello (ECA-USP e CinUSP) e Laura Canepa (UNIP e Belas Artes).
15h - Da Palavra à Ação: Acessibilidade, Audiovisual e Transformação | PALCO DE ENCONTROS
A acessibilidade no cinema vai além de uma obrigação legal: é uma oportunidade de transformação cultural e social. Este bate-papo convida à reflexão sobre os avanços já conquistados, os desafios ainda presentes e o papel da indústria em tornar a inclusão uma prática contínua. É também um momento para pensar a acessibilidade não apenas como técnica, mas como relação — onde a diversidade surge como ponto de partida, e não apenas como adaptação.
Com Marcela Fazzio (MAV), Alex Braga (Ancine) e Edgar Jacques (consultor de audiodescrição)
16h – Globo Filmes apresenta: Narrativas para novas gerações: o futuro do cinema infantojuvenil | SALA OSCARITO
O painel reúne produtores especializados em obras voltadas ao público infantojuvenil para discutir os desafios criativos e o potencial desse segmento. A conversa explorará como desenvolver narrativas que dialoguem com diferentes gerações, refletindo sobre a responsabilidade de representar universos diversos e sobre o papel do cinema na formação de novos públicos. Também serão debatidos os impactos da transformação digital no modo como crianças e adolescentes se relacionam com as histórias e como o cinema pode se manter relevante diante das múltiplas telas que compõem o cotidiano dessa audiência.
Com Flavia Costa (Globo), Tiago Mello (Boutique Filmes) e Claudio Peralta (Conspiração). Mediação de Keka Reis
17h – Lançamento de livro | FOYER OSCARITO
Lançamento do livro "O Cinema de Walter Hugo Khouri", de Donny Correa (Editora Cosac).
17h-18h30 – Workshop Queer | PALCO DE ENCONTROS
Prisma Queer NetWorks: Encontro de networking que promove um espaço seguro de troca, apoio e colaboração entre profissionais queer do audiovisual. Serão selecionados até 20 projetos que, além do encontro presencial, terão acesso aos aliados e aos prêmios de Desenvolvimento e Desenho de Audiência.
Programação: Pitching (30 min); Bate-papo com Daniel Veiga (40 min); Premiação de Design de Audiência, com Descoloniza (10 min); Premiação de Desenvolvimento com Marieta (10min)
17h – Momento Canal Brasil | FOYER GRANDE OTELO
17h15 – FÓRUM MOSTRA - MESA 1: Mundo afora: a relação entre a produção independente e o streaming | SALA OSCARITO
Dos formatos de regulação (ou de não regulação) do setor audiovisual aos variados entendimentos do que é conteúdo local, são muitas as diferenças na forma como a relação entre a produção audiovisual independente e as plataformas de streaming tem evoluído em diferentes países. A partir da presença de players relevantes do mercado internacional no V Encontro de Ideias Audiovisuais, o Fórum organizou esta conversa sobre os modelos de negócio que têm sido adotados em diferentes países. Os debatedores presentes nesta mesa não estão representando oficialmente seus países e nem detalhando, necessariamente, legislações locais, mas sim compartilhando experiências profissionais em um debate que se pretende, sobretudo, um espaço de troca e uma conversa.
Com Emily Morgan (Quiddity, Reino Unido), Yvonne Isimeme Ibazebo (Turnover Films, Reino Unido) e Juan José López (Nadador Cine, Uruguai). Mediação de Ana Paula Sousa
18h30 – FÓRUM MOSTRA - MESA 2: O que é e para que serve, afinal, a tão falada internacionalização? | SALA OSCARITO
O ano de 2025 começou com três conquistas que recolocaram a ideia de internacionalização do cinema brasileiro na ordem do dia: o Oscar ("Ainda Estou Aqui"), o Urso de Prata em Berlim ("O Último Azul") e duas Palmas em Cannes ("O Agente Secreto"). O discurso em torno da necessidade e da possibilidade de internacionalização não tem, porém, nada de novo. Nutrido pelo prêmio recebido em Cannes por "O Pagador de Promessas" (1962), esse sonho ganhou forma nos anos 1960 e nunca mais saiu do horizonte. Por que, então, a “tal da internacionalização” nunca se efetiva de fato, deixando de ser algo pontual para se tornar perene? Que cara deve ter hoje, e a que serve, essa busca pela conquista do mercado externo?
Com Sandro Fiorin (Figa Films), Ivan Melo (Cup Films) e Maria Carlota Bruno (VideoFilmes). Mediação de Ana Paula Sousa
20h – Prêmio Cabíria | SALA OSCARITO
O Prêmio Cabíria de Roteiro chega à sua 10ª edição, celebrando uma década de incentivo à representatividade de mulheres e à diversidade nas telas e atrás das câmeras. Nesta edição comemorativa, a cerimônia de premiação acontece dentro da programação do Encontro.
Como participar
Todas as atividades do Encontro são gratuitas e abertas ao público credenciado. Com a credencial, é possível circular em todos os espaços e eventos na Cinemateca. As mesas estão sujeitas a lotação, e é preciso retirar senha uma hora antes para garantir o lugar. Não-credenciados poderão ser acomodados mediante espaço disponível.
Acompanhe as novidades pelo Instagram do evento, @encontrodeideiasav.
A praça de alimentação montada na Cinemateca especialmente para a 49ª Mostra funcionará nos dias do V Encontro de Ideias Audiovisuais das 11h às 22h.
V Encontro de Ideias Audiovisuais
22 a 25 de outubro, quarta a sábado
Quarta das 19h às 22h e quinta a sábado das 10h às 20h
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Entrada gratuita (sujeita a lotação da sala)