Jornal da Mostra

28/10/2025

Confira a programação da Sala Petrobras na Mostra, na área externa da Cinemateca Brasileira, desta quarta (29)

Foto

“Palestina 36”, de Annemarie Jacir

Juri da 47ª Mostra
Juri da 47ª Mostra

Pelo terceiro ano, a Mostra conta com uma programação especial na área externa da Cinemateca Brasileira. É a Sala Petrobras na Mostra, que vai abrigar exibições e sessões especiais, masterclasses, conversas com o público e parte da programação da 2ª Mostrinha. Os eventos e exibições no local seguem até o final da Mostra. 

A Sala Petrobras na Mostra também recebe títulos da 2ª Mostrinha, programa dedicado à infância e juventude, que serão gratuitos no local.

 

Confira a programação da Sala Petrobras na Mostra desta quarta (29)

A quarta-feira, 29 de outubro, começa com a exibição de “Galinha”, de György Pálfi, às 14h. No filme, exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián, uma galinha foge de uma granja e encontra refúgio no pátio de um restaurante em ruínas. Ali, descobre o amor, enfrenta a hierarquia do galinheiro e luta para proteger seus ovos do ganancioso dono do lugar. Sua busca cômica, mas comovente, pela maternidade reflete os compromissos confusos e as lutas silenciosas da vida humana.

Na sequência, vindo da Índia e exibido no Festival de Cannes, será apresentado “Homebound”, Neeraj Ghaywan. O filme, que está entre os finalistas ao Troféu Bandeira Paulista, acompanha dois amigos de infância que vivem em um pequeno vilarejo. Eles sonham em conseguir um emprego na polícia, o que garantiria a eles a dignidade que há muito tempo lhes é negada. Mas, à medida que se aproximam de seu sonho, uma crescente desesperança ameaça o vínculo que os mantém unidos.

O novo trabalho de Annemarie Jacir, “Palestina 36”, retrata a luta de vilarejos palestinos contra o domínio colonial britânico na primeira metade do século 20. Neste contexto, Yusuf tenta construir sua vida para além dessa crescente agitação e se vê dividido entre sua casa na região rural e a inquietude de Jerusalém. Porém, com o aumento do número de imigrantes judeus fugindo do antissemitismo na Europa e a população palestina se unindo contra os 30 anos desse domínio colonial, tudo se encaminha em direção a um conflito inevitável, em um momento decisivo para o Império Britânico e o futuro de toda a região.

Às 21h30, “Dalloway”, de Yann Gozlan, acompanha uma escritora com bloqueio criativo que participa de uma conceituada residência artística que explora o que há de mais inovador na tecnologia. Lá, ela encontra apoio e até mesmo uma confidente em Dalloway, sua assistente virtual, que a ajuda a escrever. Porém, com o tempo, ela começa a se incomodar com a presença cada vez mais invasiva da IA, um mal-estar que se intensifica com as ideias conspiratórias propagadas por outro residente.

 

Confira a programação de quarta, 29 de outubro:

 

14h | “Galinha”, de György Pálfi (Alemanha, Grécia, Hungria)

16h15 | “Homebound”, de Neeraj Ghaywan (Índia)

19h | “Palestina 36”, de Annemarie Jacir (Palestina, Reino Unido, França, Dinamarca, Noruega, Catar, Arábia Saudita, Jordânia)

21h30 | “Dalloway”, de Yann Gozlan (França, Bélgica)

 

Fique por dentro da programação da 49ª Mostra

 

Sala Petrobras na Mostra

Cinemateca Brasileira (área externa): Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino.

Capacidade: 600 lugares