Jornal da Mostra

18/10/2023

Mostra exibe “O Túnel de Pombos“, documentário de Errol Morris; realizador é homenageado com o Prêmio Humanidade neste ano

Cena de O Tunel de Pombos mostra um homem sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ele tem cabelos brancos e veste um terno azul marinho.
Cena de O Tunel de Pombos mostra um homem sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ele tem cabelos brancos e veste um terno azul marinho.

Nesta quinta-feira (19), a programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá a exibição especial do filme “O Túnel de Pombos” do realizador norte-americano Errol Morris. O cineasta, um dos mais importantes documentaristas contemporâneos, será homenageado com o Prêmio Humanidade na 47ª Mostra. A sessão acontece às 19h20 no CineSesc. 

Em “O Túnel de Pombos”, Errol Morris descortina a vida e a carreira do ex-espião britânico David Cornwell —mais conhecido como John le Carré (1931-2020), autor de romances clássicos de espionagem como “O Espião que Veio do Frio”, “O Espião que Sabia Demais” e “O Jardineiro Fiel”. Da Guerra Fria até os dias de hoje, o filme atravessa seis décadas enquanto le Carré dá a sua última e mais sincera entrevista, pontuada por imagens raras de arquivo e cenas dramatizadas, em uma investigação profundamente humana e envolvente da extraordinária trajetória do escritor e dos limites entre fato e ficção.

Um dos definidores das formas de registro documentais nas últimas décadas, Morris realizou filmes como “Portais do Céu” (1978), “A Tênue Linha da Morte” (1988), "Uma Breve História do Tempo” (1992), “Mr. Death” (1999), “Sob a Névoa da Guerra” (2002), vencedor do Oscar de Melhor Documentário, “Procedimento Operacional Padrão” (2008), “O Conhecido Desconhecido” (2013) e “American Dharma” (2018).

Leia mais sobre o realizador aqui.