Jornal da Mostra

18/10/2025

Mais de 20 produções brasileiras realizaram suas estreias mundiais na 49ª Mostra

Foto

“O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende

Juri da 47ª Mostra
Juri da 47ª Mostra

Reafirmando seu papel como um dos principais palcos de lançamento do cinema nacional, a 49ª Mostra apresentou em sua programação mais de 20 títulos brasileiros que fizeram suas estreias mundiais no festival. São documentários, ficções, animações, séries e obras para as crianças que destacam a diversidade de linguagens e temáticas do audiovisual feito no país.

Dentro da Mostra Brasil, foi possível conferir as primeiras exibições de documentários como “A Vida de Vlado - 50 Anos do Caso Herzog”, filme de Simão Scholz sobre os 50 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado dentro das dependências do DOI-CODI; “Amazônia Oktoberfesta”, obra de Sérgio Oliveira e Felipe Drehmer que retrata um projeto de desenvolvimento iniciado no Brasil em plena ditadura militar nos anos 1970.; e "Amora", de Ana Petta. Ficções como “Aurora 15”, de José Eduardo Belmonte, e “Terra Devastada”, de Frederico Machado também estão presentes na seção. 

Dentro da Competição de Novos Diretores foram vistos pela primeira vez o documentário “Copinha”, de Joaquim Salles, a animação “Revoada - Versão Steampunk”, de Ducca Rios, e as ficções “Eclipse”, de Djin Sganzerla, e “Labirinto dos Garotos Perdidos”, de Matheus Marchetti.  

Também ocorreu a exibição de longas como “Mauricio de Sousa - O Filme”, de Pedro Vasconcelos, sobre um dos mais importantes quadrinistas do Brasil – homenageado com o Prêmio Leon Cakoff nesta edição da Mostra. 

Dois filmes que dialogam com a produção do autor português Valter Hugo Mãe também fizeram parte da programação: “O Filho de Mil Homens”, dirigido por Daniel Rezende, e a coprodução portuguesa “De Lugar Nenhum”, realizado por Miguel Gonçalves Mendes. Também foram exibidas dentro da Mostra em Série: “Choque de Cultura - A Série”, de Fernando Fraiha, “Lona Preta”, de Francisco Garcia e Renato Ciasca, e “Primavera nos Dentes – A História do Secos e Molhados”, de Miguel de Almeida.

Para as crianças, a 2ª Mostrinha exibiu em primeira mão os títulos “D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion”, de Mauro Lima, “Colegas e o Herdeiro”, de Marcelo Galvão, e “O Diário de Pilar na Amazônia”, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put. 

 

Conheça as produções brasileiras que fizeram suas estreias mundiais na 49ª Mostra.

"A Vida de Vlado - 50 Anos do Caso Herzog", de Simão Scholz

"Alma Errante - Hibakusha", de Joel Yamaji

"Amazônia Oktoberfesta", de Sérgio Oliveira e Felipe Drehmer

"Amora", de Ana Petta

"Aurora 15", de José Eduardo Belmonte 

"Choque de Cultura - A Série", de Fernando Fraiha

"Colegas e o Herdeiro", de Marcelo Galvão

"Copinha", de Joaquim Salles

"De Lugar Nenhum", de Miguel Gonçalves Mendes

"D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion", de Mauro Lima

"Eclipse", de Djin Sganzerla

"Labirinto dos Garotos Perdidos", de Matheus Marchetti

"Lona Preta", de Francisco Garcia, Renato Ciasca

"Mauricio de Sousa - O Filme", de Pedro Vasconcelos

"O Diário de Pilar na Amazônia", de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put

"O Filho de Mil Homens", de Daniel Rezende

"Primavera nos Dentes – A história do Secos e Molhados", de Miguel de Almeida

"Revoada - Versão Steampunk", de Ducca Rios

"Terra Devastada", de Frederico Machado

"Um Espaço que se Move", de Cristiano Burlan