Jornal da Mostra

17/10/2025

Juma Xipaia participa de debate nesta sexta (17), após a exibição de “Yanuni” no CineSesc

Foto

“Yanuni”, de Richard Ladkani

Juri da 47ª Mostra
Juri da 47ª Mostra

Juma Xipaia, liderança indígena da Amazônia brasileira que sai de uma aldeia distante para a linha de frente da luta pela justiça climática, tem sua história narrada em “Yanuni”, documentário dirigido pelo austríaco Richard Ladkani. 

O longa, uma parceria entre Áustria, Brasil, EUA, Canadá e Alemanha, será exibido na 49ª Mostra nesta sexta (17), às 19h30, no CineSesc. Logo após a sessão, o diretor Richard Ladkani, a líder indígena Juma Xipaia e o agente federal do Ibama Hugo Loss – retratados no filme – participam de um bate-papo com o público. 

Com coprodução de Leonardo DiCaprio, o documentário mostra como Juma, após sobreviver a seis tentativas de assassinato, é nomeada a primeira Secretária de Direitos Indígenas do Brasil — enquanto seu marido, agente federal do Ibama Hugo Loss, lidera perigosas operações contra garimpeiros ilegais.

Ao mesmo tempo em que Juma enfrenta o poder político, ameaças crescentes e a iminente maternidade, ela se vê forçada a lidar com o custo pessoal da resistência. Uma poderosa história sobre soberania indígena, amor e a luta urgente para proteger o planeta que chamamos de lar.

 

“Yanuni”: Exibição seguida de debate com Juma Xipaia, Richard Ladkani e Hugo Loss

17 de outubro, sexta, às 19h30
CineSesc - Rua Augusta, 2075, Cerqueira César