Jornal da Mostra

17/10/2023

Exposição “Michelangelo Antonioni. Pequenos Desenhos em Papel” apresenta pinturas do realizador entre os dias 23 de outubro e 28 de novembro

A imagem mostra o diretor Michelangelo Antonioni, em preto e branco, olhando para a esquerda com semblante sério. À direita, está sua ilustração, colorida, que é o pôster da 47ª Mostra.
A imagem mostra o diretor Michelangelo Antonioni, em preto e branco, olhando para a esquerda com semblante sério. À direita, está sua ilustração, colorida, que é o pôster da 47ª Mostra.

A 47ª Mostra Internacional de Cinema homenageia Michelangelo Antonioni (1912-2007) com uma retrospectiva que exibe 23 dos seus filmes e também com a exposição de seus trabalhos como artista plástico. 

Realizada em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a exposição “Michelangelo Antonioni. Pequenos Desenhos em Papel” apresenta 24 pinturas do realizador. 

A exposição estará aberta ao público entre os dias 23 de outubro e 28 de novembro, no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. A visitação é gratuita. 

A abertura da exposição aconteceu dia 20, sexta-feira, e foi seguida de bate-papo sobre “Tecnicamente Doce”, roteiro não filmado de Michelangelo Antonioni. A conversa contou com Enrica Fico Antonioni, André Ristum, Fabiano Gullane, e Helen Beltrame-Linné, envolvidos no projeto que transformará o roteiro em filme. 

O roteiro de “Tecnicamente Doce” ainda reserva mais uma oportunidade para o público ver a preparação do futuro filme.

Os personagens da história de Antonioni serão lidos pelos atores Arlindo Lopes, Augusto Madeira, Aury Porto, Brunna Martins, Christian Malheiros, Fernanda Marques, Erom Cordeiro e Gabrielle Lopes. A leitura acontecerá no dia 24 de outubro, às 19h30, no Sesc Vila Mariana.

“Tecnicamente Doce” foi escrito em meados da década de 60, e se passa entre Sardenha, na Itália, e a Amazônia, no Brasil. Na época, o diretor italiano não conseguiu realizá-lo por conta de problemas técnicos. 

Com o início das gravações prevista para o segundo semestre de 2024, o filme será dirigido por André Ristum e produzido por Caio Gullane, Fabiano Gullane e André Novis, em parceria com a empresa italiana Vivo Film, com produção associada de Enrica Fico Antonioni.

 

Exposição “Michelangelo Antonioni. Pequenos Desenhos em Papel”

Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (Av. Higienópolis, 436)

Visitação: de 23 de outubro a 28 de novembro. De 2ª a 5ª das 9:00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00; de 6ª das 9:30 às 13:00. Sábados 11 e 25/11, das 10:00 às 18:00.

Entrada franca

Leitura do roteiro de “Tecnicamente Doce”

24 de outubro, às 19h30

Sesc Vila Mariana: R. Pelotas, 141 - Vila Mariana