Jornal da Mostra

19/10/2023

Exibição de “Zabriskie Point”, de Antonioni, no Espaço Petrobras terá apresentação de Fernando Meirelles

Cena de Zabriskie Point mostra um homem de camisa branca, mexendo em revólver. Uma mulher, de cabelos compridos, está ao seu lado e o observa.
Cena de Zabriskie Point mostra um homem de camisa branca, mexendo em revólver. Uma mulher, de cabelos compridos, está ao seu lado e o observa.

A 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo homenageia o diretor italiano Michelangelo Antonioni (1912-2007) com uma retrospectiva que exibe 23 dos seus filmes. E nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, seu longa-metragem “Zabriskie Point” (1970) será apresentado dentro da programação do Espaço Petrobras, na Cinemateca Brasileira, às 20h50. 

Atração à parte, antes do início da sessão, o diretor brasileiro Fernando Meirelles, de “Cidade de Deus”, “Jardineiro Fiel”, “Ensaio Sobre a Cegueira” e "Dois Papas", apresentará o filme de Antonioni. 

“Zabriskie Point” é o único filme rodado nos Estados Unidos na carreira de Antonioni. A obra produz um retrato do movimento contracultural da época, a partir da história de um jovem casal — uma secretária idealista e um militante radical — que passa uma mensagem "anti-establishment". 

A obra conta com uma trilha sonora composta por canções de Pink Floyd, Jerry Garcia, Grateful Dead e Rolling Stones. E o nome do longa refere-se ao marco natural Zabriskie Point, no Vale da Morte, na Califórnia, EUA, local onde algumas cenas foram rodadas.

 

Exibição de “Zabriskie Point”, de Michelangelo Antonioni, com apresentação de Fernando Meirelles

Espaço Petrobras - Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino) às 20h50