18/10/2024
Tradicionalmente, a Mostra leva o olhar sobre o cinema para além da exibição dos filmes. Em sua 48ª edição, o evento conta, mais uma vez, com a participação da BRADA (Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil), que traz a visão de profissionais mulheres sobre o audiovisual, destacando o trabalho criativo, visual e sensorial realizado pela equipe de direção de arte.
Neste ano, o coletivo realiza duas mesas de debate e também premia um filme da programação com o Prêmio BRADA de Direção de Arte, que será entregue na cerimônia de encerramento, no dia de 30 de outubro.
Debates da BRADA na Cinemateca
A Sala Oscarito da Cinemateca Brasileira recebe dois debates nesta segunda (21). Além de uma conversa sobre direção de arte no cinema, o Coletivo debaterá o cinema indiano, acompanhando a programação do Foco Índia da 48ª Mostra.
As mesas têm duração de duas horas, e a entrada é gratuita.
Confira a programação:
Mesa 1 | 14h30: Memória e identidade: cinema indiano e confluências étnicas na criação da narrativa espaço-visual
A partir da perspectiva do diretor indiano Satyajit Ray, que recebe uma retrospectiva na 48ª Mostra, o debate abordará as confluências existentes entre identidade, memória e a construção da narrativa visual da direção de arte. A mesa propõe a reflexão sobre como o cinema indiano, com suas ricas tradições culturais e narrativas, se entrelaçam com outras raízes étnicas.
Mediação: Nina Simão
Com: Juily Manghirmalani, Priscila Leonel, Cecilia Mello, Isabel Xavier
Mesa 2 | 17h: A direção de arte na construção do olhar
A mesa reúne diretores e diretoras de arte que trabalharam em títulos que estão em exibição na 48ª Mostra: “Enterre Seus Mortos”, “Oeste Outra Vez”, “Dormir de Olhos Abertos”, “Aqueles Dias”, “A Mulher que Chora” e “Malês”. A mesa pretende apresentar os processos vivenciados pelos profissionais e suas equipes na realização dos filmes, e debater de que maneira seus trabalhos influenciam a construção de uma obra cinematográfica.
Mediação: Maíra Mesquita
Com: Ana Paula Cardoso, Carol Tanajura, Fernanda Carlucci, Isabelle Bittencourt, Diogo Hayashi, Rafael Cabeça
Debates da BRADA na 48ª Mostra
Mesa 1, das 14h30 às 16h30
Mesa 2, das 17h às 19h
Cinemateca Brasileira - Sala Oscarito
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Entrada gratuita