Jornal da Mostra

07/10/2023

Com 121 filmes, Perspectiva Internacional traz longas premiados e diretores renomados

Uma jovem está no campo, com flores no cabelo. Ela está de olhos fechados, sentindo o vento.
Uma jovem está no campo, com flores no cabelo. Ela está de olhos fechados, sentindo o vento.

A seção Perspectiva Internacional traz um panorama do cinema contemporâneo mundial. A 47ª Mostra exibe um total de 121 filmes, vindos de países como Irã, França, Luxemburgo, Eslováquia, Canadá, Tunísia e mais.

Com uma seleção da produção cinematográfica recente ao redor do mundo, a seção apresenta longas-metragens que foram exibidos e premiados em festivais durante o último ano, novos trabalhos de diretores consagrados e filmes de revelações do cinema.

Veja, abaixo, a lista completa dos filmes que integram a Perspectiva Internacional da 47ª Mostra.

#Manhole - Desvio Fatal (#Manhole), de Kazuyoshi Kumakiri (Japão)
A Bela América (A Bela América), de António Ferreira (Portugal, Brasil)
A Besta (The Beast), de Bertrand Bonello (França, Canadá)
A Ereção de Toribio Bardelli (The Erection of Toribio Bardelli), de Adrián Saba (Peru, Brasil)
A Fera na Selva (The Beast in the Jungle), de Patric Chiha (França, Bélgica, Áustria)
A Lua (The Moon), de Yûya Ishii (Japão)
A Memória Infinita (The Eternal Memory), de Maite Alberdi (Chile)
A Menina (Babygirl), de Laura Amelia Guzmán (República Dominicana)
Uma Revolução em Quadros (A Revolution on Canvas), de Sara Nodjoumi, Till Schauder (EUA)
A Sobrevivência da Bondade (The Survival of Kindness), de Rolf de Heer (Austrália)
A Sudestada (Southern Storm), de Daniel Casabé, Edgardo Dieleke (Argentina)
A Torre Sem Sombra (The Shadowless Tower), de Zhang Lu (China)
Afire (Afire), de Christian Petzold (Alemanha)
Água Salgada (Salty Water), Henrika Kull (Alemanha)
Anatomia de uma Queda (Anatomy of a Fall), de Justine Triet (França)
Anselm - O Barulho do Tempo (Anselm - 3D), de Wim Wenders (França, Alemanha)
Arco-Íris de Gasolina (Gasoline Rainbow), de Bill Ross IV, Turner Ross (EUA)
Atrás das Montanhas (Behind the Mountains), de Mohamed Ben Attia (Tunísia, Bélgica, França, Itália, Arábia Saudita, Catar)
Aziz (Aziz), de Majid Tavakoli (Irã)
Bobi Wine: O Presidente do Povo (Bobi Wine: The People`s President), de Christopher  Sharp, Moses Bwayo (Uganda, Reino Unido, EUA) 
Bom dia à Linguagem (Bonjour la Langue), de Paul Vecchiali (França)
Caixa-Preta (Black Box), de Asli Özge (Alemanha, Bélgica)
Caminhadas Noturnos (Late Night Walks), de Ryan McKenna (Canadá)
Cidadão Santo (Citizen Saint), de Tinatin Kajrishvili (Georgia, França, Bulgária)
Comandante (Comandante), de Edoardo De Angelis (Itália, França, Bélgica)
Como Você se Atreve a Desejar Algo Tão Terrível (How Dare You Have Such a Rubbish Wish), de Mania Akbari (Irã, Reino Unido)
Conversas sobre o Ódio (Conversaciones Sobre el Odio), de Vera Fogwill, Diego Martínez (Espanha, Argentina)
Dance Primeiro (Dance First), de James Marsh (Reino Unido, Hungria, Bélgica)
Deriva (Drift), de Anthony Chen (Reino Unido, França, Grécia)
Diálogos Depois do Fim (Dialogues After the End), de Tiago Guedes (Portugal)
Dinheiro Fácil (Dumb Money), de Craig Gillespie (EUA)
Divindade (Divinity), de Eddie Alcazar (EUA)
Do Coração (By Heart), de Benoît Jacquot (França)
Dulcineia (Dulcineia), de Artur Serra Araújo (Portugal)
El Paraíso (El Paraíso), de Enrico Maria Artale (Itália)
Ele Pensou que Havia Morrido (He Thought He Died), de Isiah Medina (Canadá)
Em Nossos Dias (In Our Day), de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
Encarando a Escuridão (Facing Darkness), de Jean-Gabriel Périot (França, Suíça, Bósnia e Herzegovina)
Ervas Secas (About Dry Glasses), de Nuri Bilge Ceylan (Turquia, França, Alemanha)
Faculdade de Artes 1994 (Art College 1994), de Liu Jian (China)
Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki (Finlândia, Alemanha)
Fancy Dance (Fancy Dance), de Erica Tremblay (EUA)
Fechas os Olhos (Close Your Eyes), de Victor Erice (Espanha, Argentina)
Fotofobia (Photophobia), de Ivan Ostrochovský, Pavol Pekarcík (Eslováquia, República Tcheca, Ucrânia)
Fragmentos do Paraíso (Fragments of Paradise), de KD Davison (EUA)
Frango para Linda! (Chicken for Linda!), de Chiara Malta, Sébastien Laudenbach (França, Itália)
Fremont (Fremont), de Babak Jalali (EUA)
Gauguin e o Canal (Gauguin & the Canal), de Frank Spano (Panamá, Espanha)
Golpe! (Coup!), de Austin Stark , Joseph Schuman (EUA)
Guardiões da Fórmula (Guardians of the Formula), de Dragan Bjelogrlic (Sérvia, Eslovênia, Macedônia do Norte, Montenegro)
Há uma Pedra (There Is a Stone), de Tatsunari Ota (Japão)
High & Low - John Galliano (High & Low - John Galliano), de Kevin Macdonald (França, EUA, Reino Unido)
Holly (Holly), de Fien Troch (Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França)
Homem de Preto (Man in Black), de Wang Bing (França, EUA, Reino Unido)
Ingeborg Bachmann - Jornada pelo Deserto (Ingeborg Bachmann - Journey into the Desert), de Margarethe von Trotta (Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Áustria, Jordânia, Itália)
Juventude (Youth), de Dmitrii Davydov (Rússia)
Juventude (Primavera) (Youth (Spring)), de Wang Bing (França, Luxemburgo, Holanda)
La Chimera (La Chimera), de Alice Rohrwacher (Itália, França, Suíça)
Lições de Blaga (Blaga´s Lessons), de Stephan Komandarev (Bulgária, Alemanha)
Limbo (Limbo), de Ivan Sen (Austrália)
Luka (Luka), de Jessica Woodworth (Bélgica, Itália, Países Baixos, Bulgária, Armênia)
Mademoiselle Kenopsia (Mademoiselle Kenopsia), de Denis Côté (Canadá)
Mambar Pierrette (Mambar Pierrette), de Rosine Mbakam (Bélgica, Camarões) 
Mulher de… (Woman of…), de Malgorzata Szumowska, Michal Englert (Polônia, Suécia)
Na Água (In Water), de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
Não Espere Muito do Fim do Mundo (Do Not Expect Too Much from The End of The World), de Radu Jude (Romênia, Luxemburgo, França, Croácia)
Não Sou Nada (The Nothingness Club), de Edgar Pêra (Portugal)
Nenhuma Palavra (Not A Word), de Hanna Slak (Alemanha, França, Eslovênia)
Névoa Prateada (Silver Haze), de Sacha Polak (Países Baixos, Reino Unido)
No Adamant (On the Adamant), de Nicolas Philibert (França, Japão)
Novo Mundo! (O Mundo de Novo) (New World! (The World Anew), de Elisabeth Perceval, Nicolas Klotz (França)
O Adeus Mais Longo (The Longest Goodbye), de Ido Mizrahy (Israel, Canadá)
O Caso Goldman (The Goldman Case), de Cedric Kahn (França)
O Castelo (The Castle), de Martin Benchimol (Argentina, França)
O Fantasma (No one), de Martín Duplaquet (Chile, Argentina, Brasil) 
O Livro das Soluções (The Book of Solutions), de Michel Gondry (França)
O Mal Não Existe (Evil Does Not Exist), de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
O Outro Laurens (The Other Laurens), de Claude Schmitz (Bélgica, França)
O Sequestro (The Rescue), de Daniela Goggi (Argentina, EUA)
Os Juncos (The Reeds), de Cemil Agacikoglu (Turquia, Bulgária)
Palimpsesto (Palimpsest), de Hanna Västinsalo (Finlândia, EUA)
Portavoz (Cross Words), de Mario Valero (França)
Presente de Deus (God’s gift), Asel Zhuraeva (Quirguistão)
Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi (When Will It Be Again, Like It Never Was Before), de Sonja Heiss (Alemanha)
Quartos Vermelhos (Red Rooms), de Pascal Plante (Canadá)
Quem Fizer Ganha (Next Goal Wins), de Taika Waititi (EUA)
Ricardo e a Pintura (Ricardo and Painting), de Barbet Schroeder (França, Suíça)
Robot Dreams (Robot Dreams), de Pablo Berger (Espanha, França)
Rodas e Eixo (Wheels and Axle), de Jumpei Matsumoto (Japão)
Rosinha e Outros Bichos do Mato (Rosinha and Other Wild Animals), de Marta Pessoa (Portugal)
Roxana (Roxana), de Parviz Shahbazi (Irã)
Sagrada Família (Holy Family), de Vlatka Vorkapic (Croácia, Sérvia)
Samsara - A Jornada da Alma (Samsara), de Lois Patiño (Espanha)
Schlamassel (Schlamassel), de Sylke Enders (Alemanha)
Sem Medo (Fearless), de Ye Ying (China)
She Came to Me, de Rebecca Miller (EUA)
Sinfonia de Plástico (Plastic Symphony), de Juraj Lehotský (Eslováquia, Polônia, República Tcheca)
Sob o Silêncio das Águas (Only the River Flows), de Wei Shujun (China)
Tehachapi (Tehachapi), de JP (França)
Terra dos Sonhos (Sweetland), de Christian Sparkes (Canadá)
The Persian Version (The Persian Version), de Maryam Keshavarz (EUA)
The Royal Hotel, de Kitty Green (Austrália)
Tocka (Tocka), de Yoshitaka Kamada (Japão)
Todo Mundo Ama Jeanne (Everybody Loves Jeanne), de Céline Devaux (França, Portugal)
Tolos São os Outros (Fools), de Tomasz Wasilewski (Polônia, Romênia, Alemanha) 
Tomando Veneza (Taking Venice), de Amei Wallach (EUA) 
Transfariana (Transfariana), de  Joris Lachaise (Colômbia, França)
Tudo Será Revelado (All Will be Revealed), de Peter Keglevic (Áustria)
Um Dia Nossos Segredos Serão Revelados (Someday We`ll Teach Each Other Everything), de Emily Atef (Alemanha)
Um Dia Tudo Isso Será de Vocês (One Day All This Will Be Yours), de Andreas Öhman (Suécia)
Um Fim de Semana em Gaza (A Gaza Weekend), de Basil Khalil (Palestina, Reino Unido)
Um Príncipe (A Prince), de Pierre Creton (França)
Uma Estrada para um Vilarejo (A Road to a Village), de Nabin Subba (Nepal)
Universos Circunscritos 2 (Circumscribed universes 2), de Tonino de Bernardi (Itália)
Vale de Concreto (Concrete Valley), de Antoine Bourges (Canadá)
Verdade ou Consequência? (Truth or Dare?), de Sofia Marques (Portugal)
Viagens na Itália (Voyages en Italie), de Sophie Letourneur (França)
Vida (Life), de Emir Baigazin (Cazaquistão)
Yannick (Yannick), de Quentin Dupieux (França)
Zona Crítica (Critical Zona), de Ali Ahmadzadeh (Irã, Alemanha)