10/11/2024
Espaço tradicional para diferentes interlocuções sobre cinema e seus aspectos estéticos, criativos, sociais e culturais, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realizou em sua 48ª edição três mesas da masterclass Cinema Falado.
Confira abaixo como foi cada uma das masterclasses.
A Evolução do Cinema e as Mudanças Sociais e Culturais da Índia
O Espaço Petrobras na Mostra recebeu, no dia 22 de outubro, a masterclass "A Evolução do Cinema e as Mudanças Sociais e Culturais da Índia", com os jornalistas Shobhan Saxena e Florência Costa. Em uma edição em que a Mostra faz um recorte do cinema do país com o Foco Índia, a masterclass observa como, mesmo antes da independência da Índia (1947), o cinema era a maior forma de entretenimento do país. Desde os anos 30, o cinema seguiu e influenciou a trajetória das mudanças sociais e políticas indianas. Depois, no processo de formação da nação, a Índia acabou se projetando como uma potência emergente, inclusive no cinema.
A Arte da Adaptação: Reflexões
No dia 26 de outubro foi a vez do ciclo Da Palavra à Imagem apresentar “A Arte da Adaptação: Reflexões". Nesta masterclass, mediada pelo roteirista Pedro Reinato, os autores Jeferson Tenório e Ricardo Tiezzi trouxeram reflexões sobre os desafios e descobertas inerentes à arte da adaptação, processo complexo e que envolve escolhas criativas, técnicas e práticas. A conversa ocorreu dentro da programação do IV Encontro de Ideias Audiovisuais.
Cinema das Atrações
“Cinema das Atrações” foi a última masterclass do Cinema Falado, e aconteceu no dia 29 de outubro. Ministrada pelo videoartista, montador e pesquisador Raimo Benedetti, a conversa propõe um retorno às origens, quando as imagens projetadas se popularizaram em telas improvisadas, período em que o cinema dava seus primeiros passos, explorado por diferentes narrativas, formatos e estéticas. O evento foi seguido pelo lançamento do livro de Benedetti, "Entre Pássaros e Cavalos".