Jornal da Mostra

10/10/2024

Programação da Mostra inclui clássicos restaurados; conheça mais sobre eles

Juri da 47ª Mostra
Juri da 47ª Mostra

A 48ª Mostra dá continuidade ao seu olhar sobre a memória e a preservação do cinema, e em meio a centenas de filmes contemporâneos, também apresenta a oportunidade para ver obras restauradas, títulos raros, novas cópias de clássicos e filmes a serem redescobertos.

O cinema brasileiro está representado com as restaurações do clássico da Atlântida “Também Somos Irmãos” (1949), de José Carlos Burle e da recém-descoberta cópia de “Auto de Vitória” (1966), filme considerado perdido de Geraldo Sarno. A restauração dos dois títulos foi realizada pela Cinemateca Brasileira. 

Já a Cinemateca do Capitólio, de Porto Alegre, participou do restauro que resultou na nova cópia de “Um É Pouco, Dois É Bom” (1970), de Odilon Lopez, realizador que fez parte de uma das primeiras gerações de diretores negros do cinema brasileiro.

A Mostra ainda apresenta mais um filme do projeto de preservação e restauração Memória Hector Babenco: “Brincando nos Campos do Senhor”, de 1991. 

No ano em que lembramos das duas décadas da partida de Rogério Sganzerla, a Mostra apresenta, em homenagem ao cineasta, a nova cópia de “Abismu” (1977), filme único na cinematografia brasileira e que foi exibido no Festival de Locarno do ano passado. 

Outro filme único e prestes a ser redescoberto é “Onda Nova - Gayvotas Futebol Clube” (1983), de Ícaro (Francisco) C. Martins e José Antonio Garcia, que acompanha as histórias das jogadoras de um time de futebol feminino no ano em que o esporte foi regulamentado para as mulheres no Brasil. O filme foi exibido na 7ª Mostra, em 1983, e logo em seguida, foi proibido pela censura do regime militar.

Também fazem parte da programação as novas cópias de “Os Educadores” (2004), de Hans Weingartner,  “Tokyo Melody: Um Filme Sobre Ryuichi Sakamoto” (1985), de Elizabeth Lennard, que acompanha o processo criativo do célebre músico japonês falecido no ano passado, “Capitães de Abril” (2000), de Maria de Medeiros, que faz parte da efeméride da Revolução dos Cravos, e “Paris, Texas” (1984), icônico filme de Wim Wenders e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Dentro da programação da Mostrinha e do Foco Índia está o folclórico filme infantojuvenil “Kummatty” (1979), de Govindan Aravindan. Obra essencial da história do cinema indiano, o filme faz parte do World Cinema Project da The Film Foundation.