Jornal da Mostra

25/10/2023

47ª Mostra homenageia José Celso Martinez Corrêa com exibição de dois filmes

Foto de José Celso Martinez Correa em frente a um espelho, olhando para cima, com a mão na testa, sorrindo
Foto de José Celso Martinez Correa em frente a um espelho, olhando para cima, com a mão na testa, sorrindo

A Mostra presta homenagem ao dramaturgo, ator e diretor José Celso Martinez Corrêa com a exibição de dois filmes dirigidos por ele, em parceria com Celso Luccas: os documentários “O Parto” e “25”, projetados na mesma sessão, no Instituto Moreira Salles - Paulista, na sexta-feira, dia 27 de outubro, às 20h.

Conhecido como Zé Celso, o dramaturgo foi um dos artistas mais importantes da cena teatral brasileira: fundou o Teatro Oficina, em 1958, em São Paulo, e escreveu e dirigiu peças de teatro icônicas, como “Roda Vida” e “Os Sertões”. Zé Celso faleceu em São Paulo em julho deste ano. 

“O Parto” retrata o primeiro ano em Portugal após a Revolução dos Cravos, em abril de 1974. Valendo-se de imagens do Estado Novo, da revolução e dos meses seguintes no país, vemos ao mesmo tempo o registro de um parto, que simboliza o nascimento de um novo Portugal.

Já o documentário “25” (1977) acompanha a festa do povo de Moçambique, na África, pela conquista da independência: foi uma luta que passou por combates contra as tropas portuguesas e pela queda do regime fascista de Portugal. Filmado em 16mm, “25” foi exibido na 1ª edição da Mostra, em 1977, sem a presença de José Celso Martinez Corrêa e Celso Lucca, que estavam exilados na época.

Sessão especial: "O Parto" e "25"

Quando: sexta-feira, dia 27 de outubro, às 20h

Onde: IMS - Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 - Bela Vista)