Salvai e Protegei (1989)
Sobre o filme
Sokúrov encontrou um argumento existencial na novela “Madame Bovary”, de Flaubert, e fez dele a linha narrativa deste longa-metragem. Aqui, Emma Bovary fala em francês com todos seus amantes russos, tornando-se uma mulher totalmente estranha ao meio em que vive. O cineasta russo cria metáforas absolutamente cinematográficas e trágicas, neste caso adotando como palavra-chave “dever”, termo caro a ele, e que assume em sua obra os mais diversos significados. Nos filmes de Sokúrov, todos os personagens têm um dever ao qual devem responder durante a vida. Sobre a pobre Emma sokuroviana pesa um dever erótico que fará dela uma espécie de demônio perdido e solitário. “Salvai e Protegei é um drama filosófico em que o sofrimento amoroso é visto como uma manifestação da natureza catastrófica da existência humana. O homem é apenas um ser cego, vagando por aí do nascimento à morte”, diz Sokúrov.
Título original: Spasi I Sokhrani
Ano: 1989
Duração: 167 minutos
País: Rússia
Cor: Col
Direção: ALEKSANDER SOKUROV
Roteiro: YURI ARABOV
Montagem: L. SEMENOVA
Elenco: C.ZERVUDAKI, R.VAAB, A.CHEREDNIK, V.ROGOVOI
Edições: 26